O Sintaresp atua fortemente em defesa do trabalhador da categoria, estamos em meio a um combate com o HOSPITAL SÃO LUCAS - DIADEMA que tem seu setor de radiologia indevidamente terceirizado pela empresa OPER X SERVIÇOS RADIOLÓGICOS, infringindo a lei, pois a radiologia é considerada atividade fim e sua terceirização é proibida, 13 técnicos trabalham na instituição sem registro sendo dois considerados como o “testa de ferro” enquanto os outros 11 são explorados.
Além da terceirização ilícita, são várias denúncias de irregularidades no Hospital, entre elas está o regime de contratação através de sócios cotistas, quando não se pretende estabelecer vínculo com o empregado e não se cumpre as obrigações legais com os profissionais. Empregados contratados por este regime ilegal perdem direitos garantidos como, cumprimento de acordos coletivos, férias, 13° salário, recolhimento de FGTS, aposentadoria especial de 25 anos, pagamento de insalubridade e jornada de trabalho de 24 horas semanais.
Os funcionários da categoria que atuam no Hospital chegam a trabalhar em tese em uma admissão de “semiescravidão” pois os 11 técnicos que são explorados no Hospital, trabalham por apenas R$ 11,00 a hora e para obterem um salário digno no final do mês chegam a trabalhar cerca de 40 a 60 horas semanais.
Mesmo com notificações enviadas para apresentação de documentos no Sindicato a terceirizada nunca compareceu para prestação de esclarecimentos e já estamos tomando as medidas judiciais cabíveis para que os profissionais da radiologia da Instituição tenham seus direitos cumpridos e uma vida digna.
Esclarecemos que o Sintaresp não será conivente com a prática vergonhosa dessas empresas, tomaremos todas as providências necessárias para acabar com essa situação indigna, chega de exploração e não cumprimentos dos direitos da categoria, você técnico ou tecnólogo que vive em uma situação parecida, denuncie!
NÃO DESISTIMOS DE LUTAR PELOS DIREITOS DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA!
SOMOS AMPARADOS POR LEI E MERECEMOS RESPEITO!