O governo do Estado de São Paulo decretou na última terça-feira, 03 de março, o retorno de todos os municípios para a fase vermelha do Plano SP de combate à COVID-19.
A partir da meia-noite de sexta (5) para sábado (6) as novas regras já entrarão em vigor. Medida deve durar até o dia 19 de março.
MOMENTO MAIS CRÍTICO DA PANDEMIA
Nesta semana, São Paulo registrou o maior número de mortes pelo novo coronavírus em 24h desde o começo da pandemia. Foram informados 468 novos óbitos na terça-feira (2), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. O estado já soma 60.694 mortes provocadas pelo vírus.
Segundo o governo Doria, a alteração para a fase vermelha é necessária por conta do aumento expressivo no número de infectados e internados por Covid-19. A média de ocupação de leitos de UTI no estado é de 75,3%.
Estão autorizados a funcionar os setores da saúde, transporte e imprensa. Operam também os serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias. Além dos já citados, o governo liberou o funcionamento de escolas, universidades e atividades religiosas.
Deverão permanecer fechados Salões de beleza, Restaurantes e bares (liberados apenas para retirada, delivery ou sistema drive-thru), Cinemas, Teatros, Shoppings, Lojas de rua, Concessionárias, Escritórios e Parques.
O Toque de restrição, que restringe a circulação de pessoas na rua, foi ampliado das 20h às 5h.
FUNCIONAM NA FASE VERMELHA
Fonte: G1 e Governo do Estado de São Paulo.
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira.