Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o profissional das técnicas radiológicas deve ficar atento aos pontos fundamentais para ingressar na área e se destacar.
O Sinttaresp se preocupa com os Profissionais da Radiologia e através de passos simples, quer ajudá-los a ingressar na área, ou se estiverem empregados, a manter os seus empregos.
Abaixo vamos listar 6 dicas:
1 - FORMAÇÃO: O profissional inicia sua formação com o Curso Técnico em Radiologia, esse é o primeiro passo para ingressar na área. Porém ele não pode ser limitado e parar por aí, deve buscar o aperfeiçoamento através de cursos de especialização e capacitação ou formação de nível superior como o curso de Tecnólogo em Radiologia.
2 - CURRÍCULO: Já formado, o Técnico ou Tecnólogo precisa de um bom currículo que deve ser objetivo e organizado, trazer as informações de identificação (nome, endereço, telefones, e-mail), área ou cargo de interesse, formação acadêmica, principais habilidades e qualificações, cursos extracurriculares e histórico profissional. As experiências citadas no currículo serão cobradas na prática, portanto seja o mais honesto possível.
3 - ENTREVISTA: Com boa formação e currículo atraente, o profissional chega ao terceiro passo: a entrevista. Ele deve se preparar para esse momento, analisando informações sobre a empresa, chegar no horário combinado com pelo menos 15 minutos de antecedência, mostrar-se educado e comunicativo, além de demonstrar interesse pela vaga.
4 - CONTRATAÇÃO: O contrato de trabalho deve seguir a CLT e a Lei 7.394/85 que rege a profissão de Técnico e Tecnólogo em Radiologia, com jornada de 24 horas semanais, adicional de insalubridade de 40%, aposentadoria especial, entre outros. As principais funções do profissional da Radiologia são: a preparação do ambiente e do paciente para realização de exames, respeitando as normas de radioproteção, utilizando equipamentos tecnologicamente avançados. O profissional que está contratado, algumas vezes fica acomodado e deixa de estudar e buscar aperfeiçoamento na área. Isso é um perigo, pois a área da Radiologia é muito restrita e só os profissionais que se atualizam sempre conseguem se manter bem colocados no mercado de trabalho.
5 - AMBIENTE DE TRABALHO: Deve ser limpo e livre de contaminação. O profissional deve proteger-se da fonte emissora de radiação ionizante mantendo distância de 2,5 metros do aparelho ou do paciente e respeitar os princípios da proteção radiológica, normatizados pela ANVISA, para garantir a segurança do ambiente de trabalho. Avaliar reações adversas e agir em situações de urgência, sob supervisão do profissional responsável.
6 - COMPANHEIRISMO: Manter a amizade, ética e humildade no ambiente de trabalho é fundamental para ter sucesso na carreira. Os grandes profissionais respeitam seus colegas, seus superiores e as normas da empresa.
O Sinttaresp conta com banco de currículos em seu site, para ajudar empresas da área da Radiologia que queiram contratar profissional qualificado.
PROFISSIONAL DA RADIOLOGIA, MANTENHA-SE ATUALIZADO E GARANTA UM BOM EMPREGO!