O Sintaresp recebeu denúncias de contratações irregulares, por regime sócio cotista, em hospitais do grupo norte-americano Rede D’Or na capital e na grande São Paulo.
Os hospitais que realizam este tipo de contratação são os seguintes:
· Hospital São Luiz – Unidade Jabaquara (antigo Hospital Nossa Senhora de Lourdes);
· Hospital Assunção, localizado em São Bernardo do Campo, e;
· Hospital Brasil, na cidade de Santo André.
Empresas terceirizadas, prestadoras de serviços para os hospitais citados acima contratam seus funcionários como PJ (Pessoa Jurídica), mas na verdade atuam como empregados.
Esses funcionários não têm seus direitos trabalhistas assegurados, recebem remuneração inferior ao piso da Categoria, cumprem jornada excessiva de trabalho, não têm registro em carteira, além de deixarem de receber seus benefícios previdenciários, contrariando normas e legislações que regem a Radiologia.
Os profissionais que aceitam trabalhar em regime sócio cotista, ou PJ que trabalham como empregados, são explorados por sócios majoritários da empresa terceirizada, que ficam com a maior parte do valor pago pelos contratantes.
As empresas terceirizadas que prestam serviços de Radiologia ao grupo D’Or são as seguintes:
· Inova Serviços Radiológicos LTDA
· Amigos Serviços Radiológicos LTDA
· R&R Serviços Radiológicos LTDA
O Sindicato já entrou com ação judicial, e encaminhou as denúncias destas irregularidades ao Ministério Público e à Delegacia do Trabalho.
Não mediremos esforços para combater a exploração promovida por estas empresas que desrespeitam a Lei Federal 7.394/85 e todas as outras leis que normatizam a profissão.
O Sintaresp já está organizando atos, mobilizações e carta aberta à população para coibir esta fraude trabalhista.
O SINDICATO LUTA PELA REGULARIZAÇÃO DAS CONTRATAÇÕES!