O ano de 2015 foi de muitas conquistas para os profissionais da radiologia. O SINTARESP tem atuado fortemente no combate às irregularidades que prejudicam a categoria e também buscado melhores condições de trabalho. Nós mostramos que não nos acomodamos com a “política de sofá” e fomos às ruas defender a classe.
No dia 31 de janeiro, o Sindicato apoiou o movimento de aproximadamente 100 funcionários da Santa Casa de Suzano que foram às ruas protestar contra o não pagamento do 13° salário, as péssimas condições de trabalho e as denúncias de desvio de verbas. A manifestação resultou, logo no dia seguinte, no pagamento dos valores em atraso. Foi gratificante!
Contra a invasão de “profissionais estranhos”
Já no dia 8 de outubro, a movimentação foi em frente ao CONTER e protestamos contra a invasão dos profissionais estranhos na radiologia. Essa é uma bandeira que nós levantamos constantemente e vamos continuar lutando para que haja o fim dessa prática, que desvaloriza a nossa categoria e põe em risco a saúde de muitos profissionais.
Mesmo não sendo função do Sindicato, levamos essa pauta à Assembleia Legislativa de São Paulo, em uma reunião extremamente proveitosa com a deputada Leci Brandão.
Combate às irregularidades
Também lutamos para combater as empresas sócios cotistas. Esse regime, totalmente ilegal na radiologia, desobriga o empregador a cumprir os direitos trabalhistas, como recolhimento do FGTS, adicional de 40% de insalubridade, jornada de trabalho de 24 horas semanais, aposentadoria especial de 25 anos, férias e 13° salário. Abrimos diversas ações judiciais contra empresas que utilizam dessa prática e já conseguimos reverter a situação em diversos casos.
Um novo CRTR-SP
Com as eleições 2015, uma nova gestão foi escolhida democraticamente pelos profissionais das técnicas radiológicas com inúmeras propostas para beneficiar a classe. A união entre CRTR-SP e SINTARESP proporcionará mais trabalho e união em prol dos profissionais da categoria. Podemos esperar grandes mudanças positivas na radiologia em 2016!
Qualificação e representatividade
O Sindicato também trabalha pela qualificação profissional. Uma grande realização do SINTARESP foi a inauguração do auditório, na nossa sede em São Paulo, que tem servido à categoria desde o dia 15 de maio para a realização de eventos, reuniões, assembleias e palestras. Estamos contribuindo para a formação dos nossos profissionais de radiologia.
A região de Bauru também obteve conquistas em 2015, com a inauguração da subsede, no dia 14 de abril. O presidente do Sindicato, Sinclair Lopes, ouviu os profissionais da região e tem buscado melhorias e soluções para problemas antigos, como empresas sócio cotistas e a invasão dos profissionais estranhos na radiologia.
Campanha Salarial HISTÓRICA
Em 2015, obtivemos o maior reajuste salarial da história! O piso mudou de R$1.475,34 para R$1.809,27, para os técnicos de radiologia e profissionais que recebem acima do piso (SINDHOSFIL).
Porém, nosso trabalho não para e estamos apenas começando. O Sindicato ainda planeja aumentar sua atuação no litoral paulista! Além disso, até o momento, conquistamos mais de 15 mil carteiras assinadas e continuaremos na busca por mais vitórias para a nossa classe. Vamos em frente, sempre unidos na luta!