A radiologia é uma profissão essencial à saúde diagnóstica da qual se utiliza de imagens para identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano. Existem algumas formas de identificação mais específicas dessas características anatômicas, como a aplicação de contraste e radiofármaco.
O contraste utilizado na radiologia são elementos químicos e metais pesados que ajudam na diferenciação anatômica quando o campo magnético incide sobre o paciente, revelando as partes do organismo de uma forma diferente na imagem. Já o radiofármaco é um composto radioativo para uso no próprio paciente no diagnóstico e terapia, fazendo com o que ele mesmo seja a fonte de radiação.
A forma de administração pode variar de exame e da região de interesse, podendo ser aplicado de forma segura e controlada via oral, intra-venosa, intra-arterial, uretral, retal ou em outras situações específicas.
Acompanhe nosso site e redes sociais para mais informações sobre as técnicas radiológicas, profissão tão imprescindível para a boa qualidade no diagnóstico da saúde da população. O SINTARESP valoriza e se preocupa com o futuro da categoria!
Fonte: Bayer HealthCare Pharmaceuticals