Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:
Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.
Carregando
...
Notícia
publicado em 18/05/2015
SAIBA COMO USAR SALTO SEM PREJUDICAR A SAÚDE
Para as mulheres que costumam usar salto alto no dia a dia, precisam estar atendas aos riscos do seu uso excessivo. Aprenda algumas dicas importantes para continuar a ver tudo de cima sem prejudicar a saúde.
Realmente o salto alto é o fascínio para as mulheres. A questão é, que ficar muito tempo em cima do salto pode deformar o pé, atrofiar a musculatura das panturrilhas e causar dores de coluna.
Para os especialistas, saltos de apenas 3 centímetros causam praticamente os mesmos danos que uma torre de 10. "Com qualquer um dos dois, os passos se tornam mais curtos e lentos", diz Cibele Réssio, ortopedista com especialização em pés e tornozelos pela Universidade Federal de São Paulo. O resultado é um sofrimento. A planta do pé dói e ganha calosidades, os dedos tomam a forma de garras. Sem falar do joanete, que é 50% obra dos saltos. "Com esse tipo de calçado, a pressão de sustentação do seu corpo, que geralmente se distribui por toda a sola, se concentra no dedão e no vizinho. Essa sobrecarga causa lesões", explica ela.
É comum também observar lordoses e o encurtamento da musculatura posterior das pernas. O teste para ver se esse mal já pegou você é descer à terra firme. "Se descalça sentir estiramento nas coxas, panturrilhas ou costas, é porque pode estar sofrendo de atrofia", alerta. Virar o pé também se torna mais frequente, o que pode acabar causando rompimento de ligamentos. Por isso, para fugir desse desconforto, evite usar diariamente saltos muito altos, varie a altura e o tipo de sapato que usa.
Por tanto, os especialistas recomendam que para o uso diário dá se preferência a saltos tipo plataforma e saltos de no máximo 5 cm, evitando ao máximo os saltos muito finos com mais de 8 cm. A utilização de um calçado adequado à forma de seu pé e sua constituição física ajuda a diminuir as dores nos pés e até mesmo as dores de cabeça.