Uma das bandeiras da nova administração do Sintaresp tem sido se empenhar para combater e frear o regime ilegal de sócios cotistas. Além deste tipo de contratação ser totalmente ilegal na Radiologia, também, desobriga o real empregador de cumprir com os direitos legais dos trabalhadores.
O técnico embora formalmente constituído como sócio da empresa fictícia IONS SERVIÇOS DE RADIOLOGIA S/C LTDA., que só funcionava no “papel”, na realidade prestava serviços como empregado para a empresa INTERMÉDICA SISTEMA DE SAÚDE S/A, a quem estava diretamente subordinado, restou comprovado na Justiça que a IONS na realidade atuava como empresa de fachada.
Dentro destas condições, este profissional da radiologia procurou o Departamento Jurídico do Sindicato que entrou com a ação e foi vitorioso na defesa dos direitos do trabalhador para requerer o reconhecimento de vínculo.
A sentença favorável ao empregado determina o reconhecimento do vínculo empregatício como emprego e a empresa terá que realizar as anotações devidas na Carteira de Trabalho do profissional. Esta ação é apenas uma amostra do trabalho sério e competente do Jurídico do Sintaresp que luta incansavelmente na justiça para fazer valer os direitos da categoria.
Infelizmente a contratação por meio de sócios cotistas na radiologia é comum, muitos profissionais são forçados pelo patrão a abrir uma empresa e deixar a CLT. Caso você conheça alguma empresa que esteja utilizando desta prática, denuncie! Ajude-nos a combater este tipo de ilegalidade e injustiça com os trabalhadores procure o jurídico do Sindicato que entrará com uma ação trabalhista para que você tenha seu reconhecimento de vínculo e seja ressarcido judicialmente.
Veja a sentença:
A LUTA É DO SINTTARESP, MAS A VITÓRIA É DA CATEGORIA!
NOSSA BATALHA É PELOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA E NÃO IREMOS NOS ACOVARDAR!