O Sintaresp deixa claro que respeita todas as classes profissionais, e sabemos da importância da atuação dos biomédicos na área da saúde, mas na grade curricular aprovada pelo MEC da graduação destes profissionais, é voltada para atuação em laboratórios de análises clínicas, pesquisas de doenças, suas causas e como tratá-las.
Um profissional de radiologia tem sua formação voltada principalmente para a área, com a formação de no mínimo 1.200 horas para técnicos e 2.400 horas para tecnólogos em radiologia sem somar com o estágio, mas dentro do curso aprende-se noções de enfermagem, farmácia, medicina, socorrista, análises clínicas e outras áreas que um técnico ou tecnólogo não exerce mesmo tendo estudado, pois desempenhamos um trabalho confiável dentro da área da radiologia com a eficiência, responsabilidade e dedicação, que foi adquirida durante a experiência estudantil e profissional.
Ainda durante a formação os técnicos ou tecnólogos em radiologia, adquirem o conhecimento da proteção radiológica, preservando a sua saúde de forma ampla e poupando os pacientes dos malefícios causados pela empregabilidade da radiação ionizante.
Para atuar efetivamente na área, os biomédicos precisam ter especialização na área, e acima de tudo não ultrapassar 24 horas expostos à radiação ionizante. A luta do Sindicato, não é apenas pela categoria que representamos estamos em atenção pela saúde dos trabalhadores que são expostos à radiação ionizantes, pois os profissionais que atuam na radiologia possuem além de uma carga horária diferenciada o recebimento adicional de insalubridade.
Estamos em uma causa digna pela valorização dos profissionais das técnicas radiológicas, e em uma batalha que deveria ser comum a todos os profissionais da saúde, pois os biomédicos que trabalham na área da radiologia, tem a carga horária de 44 horas semanais, sendo remunerado em dois mil reais mensais (segundo a convenção Coletiva do Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo – SINBIESP –) enquanto o técnico ou tecnólogo em radiologia trabalha 24 horas semanais com maiores vencimentos.
Reiteramos que não estamos desmerecendo a qualidade destes profissionais, pois sabemos que são necessários dentro de todo o conjunto da área da saúde, o que reivindicamos é que a concorrência no mercado de trabalho seja de igual valor.
NÃO FICAREMOS DE BRAÇOS CRUZADOS!
VAMOS CONTINUAR LUTANDO PELOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA!