A essência do Sintaresp é lutar pela valorização da categoria, defesa de melhores condições de trabalho, cumprimento de seus direitos como registro em carteira, execução da jornada de trabalho com a carga horária prevista em lei, oferecendo apoio jurídico e total assistência ao sindicalizado.
Nos últimos meses, o Sindicato recebeu denúncias do Hospital São Cristóvão sobre as empresas terceirizadas responsáveis pelo setor de radiologia da instituição (CTR, REIS e BRAV), as quais ultrapassavam a jornada de trabalho estipulada para os profissionais da radiologia, além de exercer suas funções sem registro em suas carteiras profissionais.
Em resposta às denúncias, o Sintaresp promoveu mesas-redondas na Delegacia do Trabalho entre o hospital e a terceirizada para negociação e fim das irregularidades, propondo aos trabalhadores uma manifestação com Carta Aberta em frente ao hospital para reivindicação do cumprimento da lei e das melhorias solicitadas.
Em uma reunião entre os trabalhadores, a CTR e o hospital, os técnicos aceitaram as condições propostas para registrá-los somente a partir de janeiro de 2015, conforme documento abaixo.
O Sindicato foi comunicado desta reunião por meio de ata assinada e recuou as negociações, respeitando a escolha dos trabalhadores.
Mesmo chegando a um acordo, o Sindicato vem recebendo diariamente denúncias da terceirizada e irá reiniciar as negociações para que ocorram os registros profissionais e as condições oferecidas de trabalho sejam dignas.