O risco de faltar água em algumas regiões do Brasil esta cada vez maior. O Sintaresp adota medidas simples e eficazes que além de praticar a sustentabilidade no sindicato auxilia também na redução de custos.
Adotamos um conjunto de ações para evitar desperdício em qualquer departamento, por exemplo, somos conscientes na hora de imprimir, reduzimos o consumo de papéis.
O primeiro passo que tomamos para colocar em prática todas as mudanças foi conscientizar toda a equipe sobre o problema real que existe no Brasil: A Falta de Água. Priorizamos o uso consciente da água para evitar desperdício.
Também substituímos todas as lâmpadas incandescentes por econômicas fluorescentes. Outra simples atitude como só ligar as lâmpadas quando necessário aproveitando a iluminação natural do ambiente abrindo janelas e persianas ou desligando todos os computadores quando não utilizados em especial no horário de almoço ou recesso da equipe.
Esperamos que essa atitude não só ajude a situação que estamos passando, mas seja seguido por todos, não só os nossos colaboradores como toda a população. O consumo consciente não só de água como a energia elétrica é essencial para o desenvolvimento do planeta.
Informamos à categoria que, por determinação da diretoria executiva, a partir do dia 15 a 30 de setembro o sindicato e as subsedes reduzirão o seu horário de funcionamento para 08h às 13h devido ao momento crítico da escassez de água.
Alertamos que todo cidadão deve se preocupar com o consumo responsável da água para evitar o desperdício. É preciso conscientizar os funcionários sobre a importância da economia de água e que esse princípio seja tão bem empregado que todos pratiquem não só no trabalho, mas em todas as casas.
Lembramos também que a diminuição do consumo de água depende de várias ações como: detectar vazamentos, trocar equipamentos antigos por econômicos, sensibilizar os funcionários, familiares e amigos da importância de evitar o desperdício, dentre outros.
Confira algumas atitudes que o Sintaresp adotou e que valem como dicas úteis para quem deseja economizar água tanto na sua casa como em qualquer empresa:
- Ações simples como fechar as torneiras ao ensaboar as mãos, escovar os dentes, tomar banho ou lavar louça ajudam a combater o gasto desnecessário;
- Troque a mangueira do jardim por regadores; oriente o funcionário para regar as plantas pela manhã ou à noite, dessa forma a água evapora mais lentamente;
- Em qualquer suspeita de vazamento contrate uma empresa especializada para fazer os devidos reparos;
ACREDITE: A simples troca de torneiras que estiverem pingando pode fazer uma grande economia, pois uma torneira pode desperdiçar até 1400 litros de água em um mês. FIQUE ATENTO!
ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE, E VOCÊ?