Tendinite é uma inflamação do tendão, um tecido que liga o músculo ao osso, que gera sintomas como dor localizada e falta de força muscular. Seu tratamento é feito com a ingestão de anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia, para que se possa alcançar a cura da doença.
PRINCIPAIS SINTOMAS:
· Dor localizada no tendão afetado, que piora ao toque e com o movimento;
· Sensação de queimação que irradia,
· Pode haver inchaço local.
Estes sintomas podem ser mais intensos, especialmente após repouso prolongado do membro afetado pela tendinite.
LOCAIS MAIS AFETADOS:
Os locais mais afetados pela tendinite são ombro, mãos, cotovelo, punho, quadril, joelhos e tornozelo. A área afetada é geralmente do lado em que o indivíduo tem mais força e é o membro que ele usa mais repetidamente na vida diária ou no trabalho.
DIAGNÓSTICO:
Os profissionais da saúde mais indicados para diagnosticar a tendinite são o médico ortopedista ou reumatologista. Eles poderão realizar alguns exercícios e palpar o membro afetado. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames complementares, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para avaliar a gravidade da lesão.
TRATAMENTO:
Aconselha-se evitar fazer esforços com o membro afetado, tomar os medicamentos indicados pelo médico e realizar as sessões de fisioterapia. A fisioterapia é importante para tratar o inchaço, a dor e a inflamação. Na fase mais avançada a fisioterapia visa o fortalecimento do membro afetado e este é um passo importante, pois se o músculo estiver fraco e o paciente fizer o mesmo esforço, a tendinite poderá reaparecer.