Uma fratura óssea é a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. As fraturas ósseas são acontecimentos muito frequentes. Embora haja várias causas acidentais de fraturas, cerca de 40% das fraturas acontecem no ambiente doméstico. Algumas fraturas são tão simples que nem chegam a ser percebidas ou resolvem-se espontaneamente, mas outras podem ser tão graves que acarretam risco de morte.
Fraturas podem ocorrer aleatoriamente a todas as pessoas, mas há uma maior incidência em certos grupos específicos, tal como em mulheres após a menopausa, devido à osteoporose (diminuição da densidade do osso pela menor produção de hormônios estrogênicos) e em idosos, devido ao maior número de quedas e à fragilidade óssea e muscular.
Os sintomas de uma fratura podem ser:
Dor intensa
Incapacidade de mexer o membro fraturado
Ferimento no local da fratura
Inchaço
Deformação do membro fraturado
Muitas vezes, apesar da fratura não há modificação da região fraturada, por isso nunca se deve tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar.
As fraturas dos braços, antebraços e clavículas são mais comuns, ao contrário das fraturas das pernas que são mais raras, por estes ossos serem mais resistentes.