A tomografia computadorizada foi criada a partir de vários processos e evoluções iniciadas aos anos 1961 pelo médico neurologista norte-americano William Henry Oldendorf (1925-1992) que realizou as primeiras experiências com imagens computadorizadas, porém o método não foi executado por falta e um suporte matemático teórico.
Allan MacLeod Cormack (1924-1998), físico sul-africano naturalizado norte-americano nos entre 1963 e 1964 constitui o método matemático necessário para refazer imagens. A partir dos princípios de Oldenford e Cormarck, Sir Godfrey Newbold Hounsfield (1919-2004) aperfeiçoou os conhecimentos e desenvolveu uma forma de reconstruir imagens a partir dos raios X por meio da tomografia axial computadorizada.
A primeira máquina foi criada com raios gama de fonte amerício, computador com programação para reprodução biodimensional e detectores de cristal de iodeto de sódio, a imagem demorava em torno de nove dias para ficar pronta pela baixa intensidade da fonte de irradiação.
Na segunda tentativa, Sir Godfrey Newbold Hounsfield usou tubos de raio X comercial para adquirir a imagem de uma parte do cérebro de um cadáver que continha um tumor introduzido dentro de um plástico. A imagem mostrou de forma nítida a imagem do tumor dentro do crânio.
O primeiro tomógrafo computadorizado do mundo foi utilizado em Atkinson-Morley's Hospital, em Wimbledon, Londres (Reino Unido). No Brasil o primeiro tomógrafo computadorizado foi instalado no Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. A primeira avaliação realizada de tomografia computadorizada foi em uma mulher de 41 anos com um tumor do lobo frontal esquerdo no dia 1° de outubro de 1971.