Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:
Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.
Carregando
...
Notícia
publicado em 21/03/2018
ESTUDO APONTA QUE TRABALHADORES SINDICALIZADOS GANHAM 33,5% A MAIS DO QUE OS DEMAIS PROFISSIONAIS
As vantagens também podem ser observadas com relação aos auxílios alimentação, saúde e transporte
Profissionais associados aos seus sindicatos recebem melhores salários, é o que revela o estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A pesquisa de autoria de André Gambier Campos e Ana Carolina Moura indica que os trabalhadores sindicalizados ganham cerca de 33,5% a mais do que os não associados.
Isto é, uma simples comparação das médias das remunerações diretas mostra que a diferença é de aproximadamente R$ 562,18 em favor dos sindicalizados.
Ainda de acordo com os pesquisadores, o mesmo pode ser observado nas remunerações indiretas como é o caso do auxílio-saúde, onde 36,0% dos trabalhadores sindicalizados são favorecidos com tal benefício, contra 20,3% dos não sindicalizados.
Já no que se refere ao auxílio-alimentação, 63,9% dos trabalhadores sindicalizados recebem o subsídio, contra 49,3%. E finalmente, sobre o vale-transporte, 54,4% dos sindicalizados usufruem do auxílio, contra 49,1% dos não sindicalizados. Concluímos, portanto, que além dos salários mais baixos, os profissionais não sindicalizados recebem menos benefícios.
“À primeira vista, ninguém deveria esperar diferenças de remunerações entre trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados no Brasil. De acordo com as normas históricas, todos os trabalhadores devem contribuir para a sua organização sindical, pagando taxas obrigatórias. Em contrapartida, associados ou não, todos os trabalhadores se beneficiam da mobilização dos sindicatos, que resulta em Acordos Coletivos”, destacou os estudiosos.
Os resultados da pesquisa reforçam a ideia de que os sindicalizados estão em vantagem, visto que evidenciam um diferencial considerável em relação às remunerações diretas e indiretas entre associados e não associados.
Ao que parece as novas regras trabalhistas, impostas pela Lei n° 13.467/2017, devem aprofundar ainda mais a desigualdade salarial entre esses dois segmentos no futuro próximo.
Deste modo, a sindicalização ganha importância ainda maior para os trabalhadores, já que com isso os profissionais participam de forma mais assídua das ações e, obviamente, desfrutam de maior assistência e facilidades quanto aos serviços oferecidos.
Cientes de que um Sindicato forte é aquele que conta com apoio efetivo de seus associados, a atual gestão do SINTTARESP tem trabalhado com determinação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os profissionais das Técnicas Radiológicas.
Destacamos que somente com a participação dos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia conseguiremos potencializar e, acima de tudo ampliar ainda mais nossa representatividade! Fortaleça a nossa luta, sindicalize-se!