A lei trabalhista (CLT, caput do artigo 611) afirma que as conquistas obtidas nas negociações coletivas de trabalho beneficiam a todos os membros da Categoria representada, sendo o trabalhador filiado ou não ao Sindicato. Mas, infelizmente, não são todos que conseguem avaliar a importância de contribuir para uma entidade que lhe dá o devido retorno.
Segundo o advogado e ex-procurador do trabalho Raimundo Simões de Melo, SE TODOS SÃO BENEFICIADOS PELA ATUAÇÃO SINDICAL NA REALIZAÇÃO DE NORMAS COLETIVAS MELHORES, É JUSTO QUE ARQUEM TAMBÉM COM ESTES ENCARGOS, E NÃO APENAS OS FILIADOS. (*)
O SINTTARESP no exercício de sua função representativa, visa sempre reafirmar o seu compromisso de lutar pela conquista de melhores condições de trabalho para os profissionais da radiologia do estado de São Paulo. Por esta razão, no intuito de buscar melhorias para a Categoria, precisamos que os trabalhadores como um todo estejam ativos à Contribuição, que é indispensável para que as entidades sindicais se tornem mais atuantes.
Na Convenção Coletiva de Trabalho, já está previsto que o desconto sobre a remuneração a título de Contribuição Assistencial seja válido para todos os trabalhadores sindicalizados ou não da base do Sindicato.
O valor pago pela Contribuição Assistencial é destinado a áreas que vão muito além do financiamento das atividades previstas pelo Estatuto em benefício dos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia. Utilizamos os recursos arrecadados para também custear as despesas de:
- Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
- Pagamentos de Guias Processuais; recursos para o deslocamento de Diretores Sindicais diante da necessidade de fiscalização e averiguação de denúncias;
- Conta de água, luz e telefone da Sede e Subsedes;
- Subsidiar cursos de aperfeiçoamento e palestras realizados na sede;
- Benfeitorias na infraestrutura para melhor atender os profissionais da Radiologia;
- Combustível e IPVA dos veículos disponíveis para fiscalização;
- A contratação de colaboradores e novos advogados para prestar assistência aos trabalhadores;
- ATOS DE GREVE.
Lembrando que os itens citados acima não são a totalidade de despesas do Sindicato, existe muito mais! Com a participação efetiva de todos os profissionais, a entidade terá maiores recursos para auxiliar a Classe!
Somos um instrumento de luta dos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia e para podermos avançar, contamos com a participação efetiva e total de toda a Classe, para então garantir o adequado funcionamento do Sindicato.
SE OPOR A PAGAR A CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL É IR CONTRA OS AVANÇOS BUSCADOS PELO SINDICATO PARA TODA A CATEGORIA!
(*) Trecho retirado da Revista Consultor Jurídico, 6 de março de 2015.
Assessoria de Imprensa - SINTTARESP