Os esforços da atual gestão do SINTTARESP garantiram o fechamento das primeiras Convenções Coletivas de Trabalho 2017/2018, com data base para agosto, com aplicação de 100% do índice do INPC.
Mesmo diante da difícil conjuntura política e econômica do Brasil, o Sindicato acredita que o aumento salarial pode ser considerado satisfatório, tendo em vista os efeitos latentes da crise que estamos vivenciando.
Vale lembrar que as negociações pertinentes aos reajustes salariais utilizam a variação do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) ao longo do último ano como referência. Dito isto, destaca-se que o INPC é a variação de preços (índice de inflação) de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos.
Ciente das adversidades impostas pelo momento econômico do país, a Campanha Salarial deste ano foi conduzida com responsabilidade, sem a ilusão de que não seriamos afetados pelo cenário desafiador enfrentado pelos brasileiros. Com o objetivo de garantir avanços à profissão, o Sindicato lutou contra todas as possibilidades de retrocesso.
A Categoria pode ter certeza de que o SINTTARESP deu o seu máximo nas negociações, visando evitar demissões e manter a empregabilidade dos profissionais das Técnicas Radiológicas.
Abaixo é possível verificar os sindicatos que já assinaram as Convenções Coletivas de Trabalho 2017/2018:
- SINDHOSFIL (Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo);
- SINDHOSFIL PRESIDENTE PRUDENTE;
- SINDHOSFIL VALE DO PARAÍBA;
- SINDHOSFIL LINOSESP;
- SINDIHCLOR (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Osasco e Região);
- SINDHOSVET (Sindicato dos Hospitais Veterinários, Clínicas Veterinárias, Ambulatórios Veterinários, Clínicos Veterinários Autônomos Empregadores, Consultórios Veterinários, Centros Veterinários, Centros de Diagnósticos e Laboratórios de Análises Veterinária e Estabelecimentos Veterinários do Estado de São Paulo).
Ainda NÃO foram fechadas as Convenções Coletivas de Trabalho com os seguintes patronais:
- SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de São Paulo);
- SINAMGE (Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo).
Nestes casos, cumpre enfatizar que se os patrões continuarem irredutíveis, iremos nos mobilizar e fazer luta de Classe.
Sem dúvidas a Campanha Salarial de 2017 foi a mais difícil dos últimos anos, tendo sido coordenada com cautela e seriedade.
Nota-se que, infelizmente, não conseguimos igualar os pisos salariais devido a renda per capita de cada região, sendo este um indicador que faz com que os patrões aleguem que o custo de vida é diferenciado.
Aos profissionais que desejam ter maiores reajustes salariais, reforçamos a importância da sua participação nas Assembleias da Categoria, bem como em todas as mobilizações. Caso contrário, ficaremos sempre reféns dos patrões.
Ressalta-se que a grande preocupação daqueles que participaram e aprovaram esta decisão era que não houvessem demissões e a empregabilidade da Categoria estivesse assegurada.
QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS, NÃO TEM DIREITO DE TE-LÔS! APOIE O SEU SINDICATO!
Veja nas tabelas abaixo como ficaram os reajustes salariais: