Tinha tudo para dar errado. E deu. Afinal, o que esperar de uma gestão ditadora e ultrapassada? Ao longo de 20 anos à frente do comando do Conselho Nacional, a Sra. Valdelice Teodoro tinha uma única missão: impedir que profissionais estranhos à Radiologia invadissem a profissão. FRACASSOU! Pois bem, a única responsabilidade que lhe foi confiada não foi desempenhada com êxito. Talvez, por lhe faltarem aptidões para esta tarefa ou até mesmo porque sua índole autoritária e antiética a fizeram priorizar apenas os seus próprios interesses.
Não há dúvidas que A ATUAL DIRETORIA DO CONSELHO NACIONAL ASSISTIU À APROPRIAÇÃO DA RADIOLOGIA DE MANEIRA COMPLACENTE E SILENCIOSA, e como resultado do negligenciamento daqueles que buscam o poder a qualquer preço, estamos presenciando a Radiologia ser ocupada por Biomédicos, Biólogos, Técnicos em Saúde Bucal e outros profissionais sem habilitação. Cabe a nós questionar: O que o CONTER está fazendo a respeito? Quais medidas cautelares foram adotadas para impedir tal tomada? Quais são as providências para minimizar os danos a Categoria?
Ao que parece nada tem sido feito. Dentre as muitas chances que tiveram, preferiram se omitir, e quando tentaram tomar alguma atitude não obtiveram sucesso, como é possível comprovar através das ações de n° 0052685-81.2012.4.01.3400 e 0022754-62.2014.4.01.3400, as quais a Autarquia Federal foi derrotada pelo Conselho Federal de Biomedicina. Um verdadeiro absurdo, haja vista a gravidade do problema que os profissionais têm enfrentado ao longo destes anos.
Mesmo cientes da importância do PL n.º 3.661/12, que visa sanar as lacunas da Lei 7.394/85 e blindar a Radiologia contra a invasão de profissionais alheios a área, o CONTER se mantém inerte, demonstrando sua total incapacidade no que diz respeito às articulações políticas, para agilizar a tramitação e aprovação do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados.
Diante desse “desastre coletivo” em lidar com as questões que envolvem a Categoria, bem como sabendo da essencialidade de todos estarem cientes dos nomes por trás da invasão na Radiologia, disponibilizamos abaixo a lista completa dos envolvidos.
Conselheiros Efetivos do CONTER:
- VALDELICE TEODORO (Diretora Presidente)
- HAROLDO FÉLIX DA SILVA (Diretor Secretário)
- ABELARDO RAIMUNDO DE SOUZA (Diretor Tesoureiro)
- VALTENIS AGUIAR MELO (Conselheiro Efetivo)
- JOSÉ PAIXÃO DE NOVAES – (Conselheiro Efetivo e Ex-Presidente do CRTR-5ª Região)
- ANTÔNIO UBIRAJARA VELHO GOMES (Conselheiro Efetivo e Diretor Secretário do CRTR-6ª Região)
- FONTAINE DE ARAÚJO SILVA (Conselheiro Efetivo e Diretor Presidente do CRTR-16ª Região)
- JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS (Conselheiro Efetivo – Região de Campinas/SP)
- OLDEMIR LOPES FÉLIX (Conselheiro Efetivo e Diretor Presidente do CRTR- 12ª Região)
Conselheiros Suplentes:
- ADRIANO CÉLIO DIAS – (Conselheiro Suplente e Diretor Presidente do CRTR- 18ª Região)
- ALCEU GAULKE – (Conselheiro Suplente e Ex-Conselheiro do CRTR-11ª Região)
- ALDENILDO PEREIRA DA SILVA – (Conselheiro Suplente e Ex-Conselheiro do CRTR-1ª Região)
- EDUARDO VIEIRA LYRA – (Conselheiro Suplente e Diretor Presidente do CRTR-9ª Região)
- MANOEL BENEDITO VIANA DOS SANTOS – (Conselheiro Suplente e Ex-Conselheiro do CRTR-17ª Região)
- MARCOS VALÉRIO NEPPEL DE LIMA – (Conselheiro Suplente e Ex-Conselheiro do CRTR-13ª Região)
- RAIMUNDO DONATO DOS SANTOS – (Conselheiro Suplente e Diretor Presidente do CRTR-19ª Região)
- SALOMÃO DE SOUSA MELO – (Conselheiro Suplente e Diretor Presidente do CRTR -2ª Região)
Guardem esses nomes, para que nunca mais tenhamos que vê-los novamente a frente do Conselho Nacional!
Outra lamentável situação, que agrava ainda mais a invasão da profissão, é a omissão de alguns Conselheiro Regionais, que claramente possuem medo de represálias por parte do CONTER, já que determinados CRTRs não são economicamente sustentáveis e dependem financeiramente do Conselho Nacional. Com isso, se sujeitam aos abusos cometidos pela Sra. Valdelice, que utiliza-se das Plenárias, por exemplo, somente para colher assinatura dos Conselheiros em documentos que preveem decisões que já foram previamente estabelecidas.
Como se não bastasse, para garantir que a sua governança não seja ameaçada, o atual Corpo de Conselheiros é responsável por promover uma verdadeira “dança das cadeiras” dentro do Conselho Nacional, articulando inúmeras estratégias para mascarar o afastamento de determinados Conselheiros, colocando-os em cargos “invisíveis” aos olhos da Categoria para continuarem no comando da Autarquia Federal.
Diante do exposto, fica inegável que durante as eleições para o 7º Corpo de Conselheiros devemos lutar por mudanças, que poderão significar o fim deste pesadelo que já dura 20 anos, ou então daremos continuidade ao caos, abusos de poder, desvio de recursos, dentre outras ilegalidades que se tornaram comuns.
Para dar visibilidade e alertar a Categoria, divulgamos ao longo das últimas semanas uma verdadeira avalanche de denúncias sobre as irregularidades promovidas pelos membros à frente da Autarquia Federal. Os fatos relatados evidenciam o quão enraizada estão as práticas nocivas e a corrupção praticada pelo atual Corpo de Conselheiros, evidenciando assim os motivos que levaram a invasão na Radiologia, escassez de vagas no mercado de trabalho e, consequentemente, na desvalorização da profissão ao longo das últimas duas décadas.
Não podemos tolerar a postura adotada pelos Conselheiros do CONTER, que ao invés de cumprirem com seus deveres, que inclui a proteção dos direitos fundamentais dos profissionais das Técnicas Radiológicas, preferem priorizar os seus interesses pessoais, comprovando sua total falta de credibilidade.
Aos poucos fica claro que o CONTER não possui uma presidente, mas sim a Sra. Valdelice Teodoro que tem o Conselho Nacional em suas mãos. Por isso, convidamos seus membros a virem a público e apresentar sua defesa em face de mais estes fatos abordados. Essas perguntas deverão ser respondidas sem ataques, com o objetivo único de trazer a verdade aos profissionais da Radiologia. A Categoria precisa de respostas!
Às vezes é preciso tomar atitudes que fogem da nossa zona de conforto, e é isso que o SINTTARESP está fazendo ao se expor e lutar pela “ruptura de um muro” que esconde a verdade do Conselho Nacional dos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia. Portanto, continuaremos reivindicando incansavelmente um Conselho Nacional transparente, atuante e interessado pelas causas da profissão.
PROFISSIONAL DA RADIOLOGIA: O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE A INVASÃO E A DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO? VOCÊ SE SENTE AMPARADO PELO CONTER?
O SINTTARESP NÃO HESITARÁ EM DENUNCIAR E COMBATER AS PRÁTICAS QUE FEREM OS DIREITOS E INTERESSES DA CATEGORIA!