Em resposta as graves denúncias recebidas com relação as condições de trabalho dos profissionais da Radiologia da Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá e da Clínica Ghelfond Diagnóstico Médico, o SINTTARESP vem a público informar e esclarecer que as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas, no sentido de sanar as diversas irregularidades praticadas por ambas Instituições.
No que se refere a Santa Casa de Guaratinguetá, o Sindicato vem recebendo inúmeras denúncias de possíveis ilegalidades cometidas pelo hospital, dentre elas:
- Falta de vínculo empregatício;
- Realização de plantões a distância;
- Adulteração do ponto eletrônico para não computar horas extras;
- Além de utilizar-se da tática de elaborar duas escalas de trabalho, sendo uma delas apresentada as equipes de fiscalização dos órgãos competentes e a escala “verdadeira” e irregular fica com um responsável.
Em contato com Santa Casa de Guaratinguetá, a mesma informou desconhecer tais irregularidades e negou quaisquer tipos de práticas que afrontem as leis trabalhistas. Entretanto, haja vista a gravidade de tais denúncias, assim como considerando o fato de que o hospital pode estar tentando se omitir de suas obrigações legais, o SINTTARESP informa aos profissionais da Radiologia que as denúncias já estão sendo encaminhadas aos órgãos competentes, sendo eles, a Delegacia do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
Com relação as denúncias envolvendo a Clínica Ghelfond Diagnóstico Médico Ltda, que presta serviços terceirizados para a Fundação ABC, no Hospital Municipal Central de Osasco e Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo, podemos citar diversos atos ilícitos que afrontam a legislação trabalhista, como:
- Profissionais sem registro em carteira;
- Excesso de jornada de trabalho;
- Feriado trabalhado não remunerado;
- Profissionais estranhos a Radiologia trabalhando no setor de diagnóstico por imagem;
- Falta de equipamentos adequados;
- Falta de pagamento do adicional de insalubridade no décimo terceiro.
Assim que tomou conhecimento de tais irregularidades envolvendo a instituição, o Sindicato solicitou ao Ministério do Trabalho uma mesa redonda, que será realizada no dia 7 de março, para tentar solucionar as ilegalidades mencionadas. Para tanto, aproveitamos o espaço e convidamos os profissionais que trabalham na GHELFOND a comparecem juntamente com o Sindicato na reunião de mediação na data agendada.
Continuaremos acompanhando a situação e não descansaremos até que ambos os casos sejam devidamente resolvidos. O SINTTARESP luta para que os direitos trabalhistas dos profissionais da Radiologia não sejam violados. Trabalhamos incansavelmente para livrar a Categoria daqueles que atrapalham o seu progresso!
O SINTTARESP TRABALHA PARA COIBIR IRREGULARIDADES NA RADIOLOGIA! DENUNCIE!
Assessoria de Imprensa - SINTTARESP