O portal de notícias G1, informou nesta última segunda-feira (16/11) a morte de uma jovem de 18 anos após fazer tomografia computadorizada em hospital particular de Campinas, devido a uso de contraste aplicado. A paciente teve um choque anafilático pois tinha alergia ao contraste iodado, que foi usado no procedimento.
A morte da jovem foi uma fatalidade. Há possibilidade de identificar a alergia ao contraste com uma anamnese bem feita (entrevista com o paciente), por isto em caso de reação é fundamental existir uma equipe preparada.
Conheça as reações ao meio de contraste:
Reação Anafilactóide
As reações ao contraste são idênticas a reações anafiláticas a drogas ou a alérgenos, porém, como não se estabeleceu uma resposta anticorpo-antígeno, chamamos de reação anafilactoide. O tratamento é o mesmo da reação anafilática.
Reação Leve
Reação limitada e sem progressão, os sintomas comuns são: náusea, vômito, tosse, calor, cefaléia, tontura, tremores, alteração do gosto, coceira, palidez, rubor, calafrios, suor, nariz entupido, inchaço facial e nos olhos e ansiedade.
Reação Moderada
Maior intensidade dos sintomas, os mais comuns são: taquicardia/bradicardia, hipertensão, eritema difuso ou generalizado, dispnéia, broncospasmo, chiado, edema laríngeo e hipotensão moderada.
Reação Grave
Edema laríngeo (acentuado ou rapidamente progressivo), parada cardiorrespiratória, convulsões, hipotensão acentuada, arritmias com manifestação clínica.
Fonte: G1 e Radiologia Blog