Mesmo não sendo atribuição do Sintaresp, desde o início da nova gestão há uma preocupação e combate intenso quanto à invasão dos profissionais estranhos na radiologia. Infelizmente, hoje a categoria sofre com a morosidade, negligência e abandono dos órgãos competente por realizar tal fiscalização e retirada destes profissionais.
Como forma de mais uma demonstração do nosso trabalho em prol da classe, levamos esta luta (invasão da categoria por profissionais estranhos) à Assembleia Legislativa de São Paulo. Em uma reunião extremamente proveitosa com a deputada Leci Brandão, foi discutido os interesses da categoria também, chamado atenção quanto à saúde dos profissionais que manuseiam a radiação ionizante sem preparo e o bem-estar da população que corre o risco de superexposição à radiação.
Sabemos que todos os profissionais da saúde são necessários dentro do complexo hospitalar. O que reivindicamos é que a concorrência no mercado de trabalho seja de igual valor e que a saúde da população seja preservada, já que a radiação ionizante mal aplicada pode trazer malefícios como ocasionar câncer e tumores.
Para o presidente do Sintaresp, Sinclair Lopes, se não houver uma intervenção firme e resoluta no combate aos profissionais estranhos pelas entidades responsável, a nossa respeitável profissão está fadada à extinção “Fomos à Assembleia Legislativa pela defesa da saúde não só do trabalhador da radiologia, mas da população em geral! A dose excessiva da radiação pode agravar a situação dos pacientes, que já estão debilitados”, afirma Sinclair.
Para a deputada Leci Brandão a luta e o projeto de lei do Sintaresp são válidos “Tudo que for em benefício do povo eu vou assinar. Sou uma deputada atípica! Acredito na luta de vocês e sou pró à essa causa que melhorará a saúde da população”, conclui a deputada Leci.
Não queremos que esta luta seja solitária, por isto conclamamos aos órgãos competentes que cumpram seu papel e atuem fortemente, como o sindicato vem fazendo nesta causa que é uma das principais reivindicações da classe. O projeto de lei já está em andamento e para discutir o assunto convidamos toda a categoria para continuar nos apoiando.
SOMENTE O PROFISSIONAL DA RADIOLOGIA PODE MANUSEAR INSTRUMENTOS QUE EMITEM A RADIAÇÃO IONIZANTE!
ENTRE NESSA LUTA CONOSCO, A SAÚDE DA POPULAÇÃO CORRE RISCO!