O Jurídico do Sintaresp, mais uma vez ganha uma importante ação contra empresa sócio cotista, desta vez o processo coletivo foi contra a Ital Saúde Médicos Especializados Ltda. – EPP (HOSPITAL SÃO CARLOS), Serv Med Ultrassonográficos e Radiológicos S/C Ltda. e Teckrady Diagnóstico por Imagem Ltda, os funcionários eram explorados em um regime de semiescravidão e não tinham vínculo nenhum com o Hospital.
A sentença favorável aos profissionais da radiologia condenou as empresas pagarem uma indenização de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por danos morais coletivos além de conceder vínculo empregatício com o Hospital para todos os técnicos que trabalhavam nesta situação.
Umas das principais lutas nestes dois anos de nova administração do Sintaresp é o combate às empresas sócios cotistas, tipo de regime ilegal que explora os trabalhadores da radiologia, que quando submetem-se a esta prática ilegal deixam de beneficiar-se com os direitos já garantidos como o 13° salário, FGTS, aposentadoria especial de 25 anos, carga horária de 24 horas semanais, 40% de insalubridade além de não participar de súmulas e acordos coletivos.
Esta vitória no judiciário foi mais um resultado do forte e intenso trabalho que o Sintaresp vem desempenhando em favor dos técnicos em radiologia e garantimos que este exemplo será igual ao de todas as empresas que exploram os trabalhadores, pois não iremos negociar os direitos da categoria.
É importante ressaltar que, você técnico ou tecnólogo mesmo que esteja sendo explorado no regime de sócio cotista, pode entrar com uma ação trabalhista, o Sintaresp poderá ajudá-lo! Não fique calado: DENUNCIE!