O Sintaresp moveu e ganhou uma ação contra a Serviços de Radiologia Sorocaba LTDA (SERTEC) após apuração da denúncia feita contra a empresa. A instituição teria realizado a contratação de novos sócios, que na realidade estavam envolvidos na execução de serviços, caracterizando a relação de sócio cotista.
Quando se é sócio cotista, o elo extremamente prejudicado é o profissional, pois perde seus direitos trabalhistas já garantidos como o recolhimento do FGTS, adicional de 40% de insalubridade, carga horária semanal de trabalho de 24 horas, aposentadoria especial, férias, 13º salário além de não participar de súmulas ou acordos coletivos.
Graças as denúncias feitas pelo Sintaresp a SERTEC deverá cumprir com as exigências trabalhistas, previdenciárias e sindicais ligadas aos seus profissionais, colaborar com as determinações provenientes da fiscalização da Prefeitura além de ter tido o contrato que mantinha com a Secretaria da Saúde (SES) encerrado pela divisão de saúde.
O sucesso nessa ação, assim como outras em que houve a atuação decisiva do Sindicato, é o reflexo do esforço desempenhado na luta a favor dos profissionais de radiologia. As irregularidades encontradas no exercício da profissão nos leva a querer defender cada vez mais os direitos dos profissionais das técnicas radiológicas e a obter muitos outros.