O Ministério Público do Trabalho após receber denúncias do Sintaresp está investigando hospitais que contratam biomédicos para exercer funções de técnicos e tecnólogos de radiologia. Os profissionais de radiologia amparados por lei 7.394/85 e devidamente preparados exercem uma jornada máxima de 24h semanais. Os biomédicos trabalham 36h semanais, o que pode gerar riscos à saúde deles e dos pacientes.
Confira a lista abaixo dos hospitais envolvidos:
- Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência
- Sociedade Benef Israelita Brás Hospital Albert Einstein
- Diagnósticos da America S.A
Os técnicos e tecnólogos em radiologia realizam um curso totalmente voltado à preparação e ao manuseio de equipamentos de radiação e proteção radiológica, diferente da graduação de biomedicina que é voltada para área de análises clínicas.
Apesar dos riscos à saúde e do Sintaresp constantemente combater as contratações, os hospitais continuam empregando os biomédicos com o propósito de diminuir os custos. A consequência de tal ação é o desemprego dos profissionais de radiologia.
Um tecnólogo em radiologia tem noções de enfermagem. Ele pode atuar como enfermeiro sem ter cursado enfermagem? NÃO.
Por que um profissional que não tem formação de técnico ou tecnólogo em radiologia e, que apenas tem noções básicas pode atuar com imagenologia e exames complexos de diagnósticos por imagens? Será que ele recebe a capacitação específica e o cuidado de proteção (NR32MTE)?
OS NOSSOS PROFISSIONAIS MERECEM RESPEITO. NÃO VAMOS MEDIR ESFORÇOS PARA DEFENDER A CATEGORIA!