O exame radiográfico periódico em adultos permite visualizar tanto os dentes livres de cárie como dentes com restaurações de longa data, e se há algum processo de infiltração, isto é, o desenvolvimento da cárie em restaurações antigas, mal realizadas ou simplesmente gastas. Também é muito comum, durante a fase adulta, o desenvolvimento de cárie na raiz dos dentes, abaixo da gengiva. Dessa forma, a sua visualização só é possível através de exame radiográfico. Além disso, pacientes adultos podem apresentar sinais e sintomas da doença periodontal.
O exame feito regularmente permite visualizar a quantidade de osso perdido ou se a doença está controlada. O avanço da idade e a associação a alguma doença sistêmica podem aumentar o risco de cárie.
O intervalo de tempo entre um exame radiográfico e outro depende de cada paciente, e do seu estado de saúde bucal, sua idade e riscos para desenvolvimento de doenças.
Portanto é indicado tratar problemas dentários numa fase inicial para poupar tempo, recursos e desconfortos desnecessários. O exame radiográfico pode ajudar o dentista a detectar problemas que de outra forma não seriam vistos. Os raios-X usados em uma consulta odontológica têm níveis muito baixos de radiação e são muito seguros. O feixe de disparo é limitado em energia e centrado em uma pequena área, reduzindo a dispersão de radiação para os tecidos vizinhos. No entanto, eles só devem ser usados quando necessários