O avanço tecnológico proporcionou uma nova opção para obtenção de exames tradicionais de raios-x: a Radiografia Digital.
Uma das vantagens é a facilidade em obter imagens que podem ser impressas, gravadas em CD/DVD, arquivadas em mídia ou até mesmo enviadas pela internet.
Além disso, a imagem pode ser visualizada em segundos, ao invés de minutos, com melhor resolução e qualidade.
Podemos destacar também:
Facilidade de exibição da imagem – Na radiografia digital a imagem será mostrada em um monitor de vídeo, em vez do processo tradicional de expor o filme contra a luz.
Redução da dose de raios-x – Ajustando-se dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente.
Facilidade de processamento de imagem – O aumento do contraste ou a equalização por histograma são técnicas digitais que podem ser usadas. A técnica de subtração de imagens pode remover grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia.
Facilidade de aquisição, armazenamento e recuperação da imagem – Armazenamento em bases de dados eletrônicos, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias, usando redes de comunicação de dados.