Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:
Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.
Carregando
...
Notícia
publicado em 25/04/2022
GESTANTES DEVEM SER AFASTADAS DAS ATIVIDADES COM RADIAÇÃO IONIZANTE?
Questão é uma grande dúvida da profissão. Vejamos o que dizem as leis trabalhistas
A técnica ou tecnóloga gestante, assim que confirmada a gravidez, deve ser imediatamente afastada das fontes de radiação ionizante e existe legislação clara que ampare as profissionais, como veremos a seguir.
A Convenção nº 115 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) diz em seu Artigo 14 que “nenhum trabalhador deve ser sujeito, ou continuar a ser sujeito, a um trabalho suscetível de expô-lo às radiações ionizantes, contrariamente a um laudo médico autorizado”.
De acordo com as Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico, instituída pela Portaria ANVISA n.º 453/98:
2.13 Exposições ocupacionais
b) Para mulheres grávidas devem ser observados os seguintes requisitos adicionais, de modo a proteger o embrião ou feto:
(I) a gravidez deve ser notificada ao titular do serviço tão logo seja constatada;
(II) as condições de trabalho devem ser revistas para garantir que a dose na superfície do abdômen não exceda 2 mSv durante todo o período restante da gravidez, tornando pouco provável que a dose adicional no embrião ou feto exceda cerca de 1 mSv neste período.
Já quanto ao afastamento, a Norma Regulamentadora (NR-32), item 32.4.4, prevê que toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes, devendo ser “REMANEJADA PARA ATIVIDADE COMPATÍVEL COM SEU NÍVEL DE FORMAÇÃO.”
Quanto a outros direitos aos quais a gestante dispõe:
O Art. 392 da CLT, no § 4º, inciso I, estabelece que seja garantida à empregada, além da estabilidade, DURANTE A GRAVIDEZ, SEM PREJUÍZO DO SALÁRIO E DEMAIS DIREITOS, A TRANSFERÊNCIA DE FUNÇÃO, QUANDO AS CONDIÇÕES DE SAÚDE O EXIGIREM. Já o § VI do Art. 7º da Constituição Federal, é taxativo dispondo que NÃO PODE HAVER REDUÇÃO DA REMUNERAÇÃO DURANTE ESSE PERÍODO.
Se você conhece alguma gestante cujos direitos estão sendo infringidos, denuncie para o Sindicato e alerte seus colegas de profissão compartilhando esta informação!
SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira