Não há dúvidas de que a radiologia fez com que a medicina se modernizasse, passando a cravar diagnósticos mais precisos em um tempo muito menor do que antes desta ciência se tornar parte essencial no cotidiano dos profissionais de saúde.
A radiologia tem ampla atuação. Existe, por exemplo, a radiologia veterinária, forense e é fundamental no diagnóstico do câncer de mama, através das mamografias.
Esta extensa área de atuação celebra, em 08 de novembro, sua data própria e o SINTTARESP parabeniza a todos os profissionais técnicos, tecnólogos e auxiliares em radiologia, que estudaram para atuar nesta área tão fundamental para a medicina e para servir à população.
A data serve de alento para conscientizarmos sobre seus invasores, e alertando a categoria de que há como avançarmos e resistirmos contra as tentativas de extinção e banalização da profissão.
A radiologia começou em 22 de dezembro 1895, quando Wilhelm Conrad Roentgen conseguiu tirar o primeiro raio-x, sendo este da mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen, a partir de um filme fotográfico que incidiu a radiação proveniente do tubo, por cerca de 15 minutos. E a partir de então foi descoberto que daria para ver as partes menos densas do corpo, para além dos ossos.
Wilhelm Conrad Roentgen, precursor da radiologia
Desde o fim do século XIX, quando surge a radiologia e ela se expande, com cada vez mais profissionais atuando na área, há uma constante luta da categoria por mais direitos e melhores condições de trabalho.
Se hoje há salário base e também a lei 7394/85, que regulamenta a profissão, definindo 40% insalubridade e a jornada de 24 horas semanais, é graças a muita luta e empenho ao longo de décadas. Empenho este exercido pelo SINTTARESP, com reajustes significativos conquistados.
Para defendermos a categoria contra o avanço indevido de profissionais estranhos não há outro meio que não o de sindicalizações cada vez mais significativas e mobilizações e conscientizações aos colegas de profissão de forma constante.
E dever da nossa geração de profissionais lutarmos pela melhoria da categoria e contra retrocessos históricos.
SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira