Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:
Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.
Carregando
...
Notícia
publicado em 13/09/2021
PROCEDIMENTOS CARDIOLÓGICOS INVASIVOS CAUSAM EXPOSIÇÃO DE PACIENTES E MÉDICOS À RADIAÇÃO IONIZANTE
Os procedimentos cardiológicos mais modernos são muito utilizados para uma avaliação da doença arterial coronária. O estudo “Padrão de Exposição Radiológica e Preditores de Superexposição dos Pacientes Submetidos a Procedimentos Cardiológicos Invasivos em Equipamentos com Detectores Planos” de 2011, elaborado por Cristiano de Oliveira Cardoso e diversos autores, traz informações importantes a respeito disso:
“Ao mesmo tempo em que o número de procedimentos diagnósticos e terapêuticos cresce exponencialmente, pacientes, equipe médica e de enfermagem têm sido expostos aos riscos da radiação ionizante”.
Novas tecnologias foram e ainda são inseridas na radiologia ao longo das décadas para justamente diminuir a radiação ionizante e seus efeitos em todos que são expostos a ela.
O artigo científico diz ainda que “A nova tecnologia dos aparelhos utilizados para obtenção de imagens emprega os detectores planos (flat panel). Esse tipo de tecnologia substitui o antigo intensificador de imagem nos equipamentos mais modernos. Os detectores planos têm alta sensibilidade aos raios X (eficiência na detecção de quantum) e melhor definição na escala da cor cinza”.
Tudo isso permite que a radiação seja convertida em imagem digital, sendo menos distorcida, mais definida, portanto, melhor.
Para a realização deste estudo participaram técnicos e estudantes de radiologia com a supervisão de um cardiologista intervencionista. Além de pacientes com indicação de cateterismo cardíaco diagnóstico ou terapêutico e tudo foi feito seguindo os procedimentos com consentimento de todos.
O artigo tem publicação na Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva.
Secretário de Imprensa Georges Ken Norton de Oliveira