Apesar dos desafios e das perdas enfrentadas em 2020, surge uma ponta de esperança no horizonte, a distribuição da vacina contra a COVID-19 para a população de São Paulo. Ainda que saibamos que estamos longe do fim da pandemia, as notícias sobre o início da Vacinação abrem a possibilidade de um futuro melhor.
Cabe lembrar que a vacinação está sendo feita em fases, sendo que a primeira delas prioriza trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 60 anos.
Devemos ser considerados como LINHA DE FRENTE, afinal, o profissional da Radiologia é responsável pela realização de protocolos de tratativas da COVID-19 previstos pelo Ministério da Saúde. Procedimentos como exames torácicos de raio-x e tomografia computadorizada são essenciais para o diagnóstico e tratamento da COVID-19.
Lamentavelmente, o site da Prefeitura de Campinas (https://vacina.campinas.sp.gov.br/agendamento-saude) não está disponibilizando agendamento para os profissionais da Radiologia.
Desde o início, o SINTTARESP já cumpria papel ativo na ajuda ao combate à pandemia, atuando na defesa dos direitos dos trabalhadores, na apuração de denúncias e em campanha de distribuição gratuita de máscaras para a categoria e diante de tal fato, não poderíamos permanecer inertes.
No dia 05 de fevereiro de 2021, o SINTTARESP deu entrada na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/SP com um ofício aos cuidados do Dr. Lair Zambon (Secretário Municipal de Saúde de Campinas), cobrando que os profissionais da Radiologia sejam inseridos nas categorias que estão sendo atendidas prioritariamente.
Enquanto a vacinação não chegar a todos os brasileiros, o SINTTARESP enfrentará novos desafios. Entre eles, o de reivindicar que todos os Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia, profissionais na linha de frente no atendimento à população, tenham seu espaço assegurado entre os grupos prioritários.
O SINTTARESP REIVINDICA A IMUNIZAÇÃO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLÓGICAS.
SOMOS LINHA DE FRENTE!