Drauzio – A partir de que idade deve ser feito o exame de densitometria óssea?
C.Zerbini – Vamos falar das mulheres, o grupo mais atingido pela osteoporose. A densitometria óssea deve ser indicada a partir da menopausa. Antes, só se houver um fator de risco importante, como o encontrado nas pessoas com dificuldade para ingerir cálcio, que sofreram cirurgia no estômago ou submetidas a tratamento prolongado com cortisona. Com base no resultado de densitometria óssea pode-se fazer um diagnóstico mais acurado.
Drauzio – A densitometria pode revelar osteopenia que é uma rarefação óssea e osteoporose propriamente dita. Quando deve ser introduzida a medicação?
C.Zerbini - A osteopenia sugere prevenção. O que fazer para que essa patologia não evolua para osteoporose? O fundamental é aderir a um programa de exercícios, aumentar a exposição ao sol, ingerir cálcio e, em boa parte dos casos, repor estrógeno, prescrição que precisa ser estudada individualmente porque, se a reposição hormonal traz benefícios, também apresenta riscos.
Quando o exame mostra que a osteoporose já está instalada, a indicação é ministrar bisfosfanatos e outros medicamentos semelhantes ao estrógeno com mais vantagens e menos contra-indicações. Espera-se para breve o lançamento de um tipo de medicação específica que aja sobre o processo de formação dos ossos.