Mesmo diante dos inquestionáveis prejuízos causados aos profissionais das Técnicas Radiológicas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP não compareceu à mesa redonda, realizada nesta segunda-feira (22), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/SP.
Considerando a falta de colaboração por parte da Instituição, os trabalhadores decidiram se reunir no próximo dia 7 de fevereiro às 9hs no Hospital, para aprovar a pauta de reivindicação e possivelmente deflagrar greve no maior complexo hospitalar da América Latina.
No que diz respeito ao encontro de ontem, embora regularmente notificado conforme Ofício n° 03/2018, entregue em 16/01/2018, o Hospital das Clínicas não justificou ausência, na mediação para a formalização de Acordo Coletivo solicitada pelo Sindicato. Na oportunidade, foi solicitado que o procedimento de mesa redonda fosse convertido em fiscalização, para apuração das irregularidades.
Acontece que o HC tem resistido em acatar e cumprir com o trânsito em julgado da decisão da Ação Civil Coletiva de n° 0000681-61-2014-5-02-0013, que assegurou os seguintes direitos:
1. Base de cálculo de dois salários mínimos como salário profissional, afastando, portanto, qualquer alegação de inconstitucionalidade do art. 16 da lei 7.394/85;
2. Concessão de férias semestrais de 20 dias, como estabelecido na Lei 6.039/61.
Desde quando assumiu os trabalhos à frente desta entidade sindical, a atual gestão composta pelo presidente Sinclair Lopes e sua Diretoria, atua para solucionar a grande defasagem no piso salarial destes profissionais, do mesmo modo que outros direitos previstos pela legislação.
Cumprindo o seu papel de legítimo representante dos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia do Estado de São Paulo, o SINTTARESP está intensificando a cada dia o diálogo com as Instituições de Saúde que desrespeitam a legislação trabalhista, por intermédio de reuniões conciliatórias, com o objetivo de sanar quaisquer irregularidades. Não havendo êxito em tais tentativas e/ou não tendo sido possível atingir um consenso, utilizamos de meios mais incisivos, para que de forma efetiva, os direitos dos profissionais sejam garantidos.
O Secretário Geral do Sindicato, Antonio Pascinho, e os diretores Marcelo Luiz da Silva e Domenico Antonio Donina Rodrigues, juntamente com o advogado, Dr. William Rezende, estiveram presentes, visando fornecer todo o suporte necessário aos trabalhadores.
Agradecemos a presença massiva de todos os profissionais da Radiologia e lamentamos a atitude da administração do HC em não ter comparecido a mediação, assim como reforçamos que tomaremos as medidas judiciais cabíveis até que a Instituição cumpra com suas obrigações junto a Categoria.
AVISO AO HOSPITAL DAS CLÍNICAS: OU VOCÊS RESPEITAM A DECISÃO JUDICIAL OU HAVERÁ PARALISAÇÃO GERAL!
Assessoria de Imprensa – SINTTARESP