Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 26/01/2017

RADIOLOGIA: UMA PROFISSÃO QUE ABRANGE DIVERSAS OPÇÕES DE ATUAÇÃO

Oportunidades no mercado de trabalho variam conforme a demanda da área
 
Engana-se quem acredita que a formação de Tecnólogo e Técnico em Radiologia habilita o profissional apenas para atuar na área da Saúde. Apesar de a profissão estar fortemente associada a este setor, ela oferece uma ampla possibilidade de escolhas, que incluem, por exemplo, o ramo industrial.

Tendo em vista, seu constante crescimento e sua capacidade contínua de renovação no mercado de trabalho, atualmente, a Radiologia tem sido uma das carreiras mais procuradas. Pensando nisso, o SINTTARESP reforça nessa matéria as opções de mercado de trabalho para os profissionais da Radiologia:

 
  • Radiologia Industrial
Em crescente expansão no país, a Radiologia Industrial é um setor que vem assumindo um papel importante no cenário nacional, tornando-se um mercado de grandes possibilidades para os Técnicos em Radiologia.

É através desta modalidade que são utilizadas as radiações ionizantes no controle de qualidade e processos em indústrias automobilísticas, petroquímicas, alimentícia, siderúrgica, naval, aeroviária, mineração e bélica.

Além disso, a Radiologia Industrial exerce papel fundamental nas atividades de inspeção de segurança em portos, aeroportos e rodovias, os quais utilizam-se de scanners para realizar imagens do interior de containers, bagagens e até mesmo pessoas com o intuito de detectar os mais variados itens e substâncias.

 
  • Radiologia Médica
É a área em que se encontra a maior parte dos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia devido a amplitude do mercado de trabalho. Neste setor, o profissional atua na realização de procedimentos de diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética, entre outros.

Os métodos de diagnóstico por imagem são indispensáveis no que diz respeito a constatação e o tratamento de diversas patologias. Por isso, os profissionais da Radiologia exercem um papel primordial nessa área e, consequentemente, possuem mais oportunidades de trabalho.

 
  • Radiologia Forense
A Radiologia Forense é a prática radiológica que tem por objetivo reunir imagens periciais, que contribuam na constatação das práticas de um delito, bem como possibilita a identificação de cadáveres através de radiografias comparativas. É um campo de atuação da Radiologia que está relacionado com a criminalística, onde os profissionais das Técnicas Radiológicas podem trabalhar, por exemplo, no IML, juntamente com um médico legista.
 
  • Radiologia Veterinária 
A Radiologia Veterinária segue expandindo e aperfeiçoando seus métodos de diagnóstico, necessitando de Tecnólogos e Técnicos em Radiologia para trabalhar no segmento. Para atuar na área de diagnóstico por imagem em animais, os profissionais devem realizar, imprescindivelmente, uma especialização ou até mesmo um estágio para obter conhecimentos específicos sobre anatomia, contenção animal, radioproteção e posicionamento radiológico.
 
  • Radiologia Odontológica
Os interessados em atuar nesse segmento, devem possuir excelentes conhecimentos de anatomia dental. As radiografias realizadas na Radiologia Odontológica são divididas em dois procedimentos: intrabucal e extrabucal. Na intrabucal são realizados procedimentos dentro da boca do paciente, com técnicas específicas para diferentes diagnósticos. Na extrabucal, os procedimentos são realizados fora da boca do paciente, também, para diferentes diagnósticos. Por isso, é indispensável que o profissional tenha conhecimentos técnicos na área.

O Brasil está vivenciando um momento em que os principais setores da economia estão retraídos e, com isso, o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo. Sendo assim, este é o momento ideal para os profissionais da Radiologia investirem em cursos e especializações, visando a possibilidade de ampliar a sua atuação.

O SINTTARESP trabalha para que novas vagas no mercado de trabalho sejam abertas, assim como promove constantemente eventos e palestras que contribuem para o aperfeiçoamento profissional da Categoria. Lembre-se que o conhecimento é o caminho para o sucesso profissional. 
 
Assessoria de Imprensa – SINTTARESP 
 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 24/04/2024

Não aceite ser “Sócio cotista”!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp