Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 05/08/2016

DOSÍMETROS INDIVIDUAIS

Empresas e Instituições de Ensino devem fornecer o medidor a seus funcionários e alunos

Cumprindo sua função de informar à Categoria, o SINTTARESP volta a salientar a necessidade do uso correto dos Dosímetros pelos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia em seu ambiente de trabalho.

Os dosímetros são usados para determinar o nível de doses de radiação ionizante recebidas pelos Profissionais da Radiologia durante o exercício de suas funções.

Existem 3 tipos principais de medidores:

Dosímetro Padrão: utilizado como referencial, cujos valores são descontados da medição individual, e deve ficar instalado num local livre de exposição à radiação;

Dosímetro Individual: deve ser usado na altura do tórax por Tecnólogos e Técnicos em Radiologia apenas enquanto estiverem trabalhando (no caso de estudantes de Radiologia, enquanto estiverem em aulas práticas), e deve ser armazenado juntamente ao Dosímetro Padrão quando estiver sem uso;

Dosímetro de Extremidades: usado apenas quando a exposição à radiação for maior em mãos e dedos, e somente na extremidade mais exposta.

Todas as pessoas que fazem uso de Dosímetros em seu ambiente de trabalho ou estudo devem ser cadastradas, e cada uma recebe um medidor com seus dados de cadastro. É de TOTAL RESPONSABILIDADE das Instituições (empresas e escolas) fornecerem os Dosímetros aos Profissionais da Radiologia e fazerem o controle dos mesmos, enviando-os mensalmente a laboratórios especializados em dosimetria.

O próprio laboratório que realizou a dosimetria envia uma nova remessa de medidores com os dados dos usuários para as empresas, que devem entregar seu respectivo Dosímetro a cada funcionário, e estes devem ser usados pelo período máximo de um mês.

O Supervisor de Proteção Radiológica é o responsável pelo controle dos relatórios emitidos pelo laboratório. Deve tomar as providências cabíveis para resolver qualquer anormalidade na medição, como no caso de detecção de índices muitos altos de radiação ionizante.

Profissional ou Estudante da Radiologia, caso a Instituição em que você trabalha ou estuda realiza algum tipo de cobrança pelo fornecimento do Dosímetro, entre em contato com o Sindicato e faça sua denúncia
.

 
DOSÍMETRO É DE USO OBRIGATÓRIO E FORNECIMENTO GRATUITO AOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA!
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 24/04/2024

Não aceite ser “Sócio cotista”!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp