Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 23/01/2014

CAMINHÕES - LABORATÓRIO VÃO FAZER 60 MIL MAMOGRAFIAS NO BRASIL

A iniciativa faz parte do programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Cinco caminhões de grande porte, adaptados e transformados em laboratórios clínicos, vão começar ainda este mês de Janeiro a percorrer as estradas do estado brasileiro de São Paulo para permitirem a mulheres de regiões distantes ou mais carentes fazerem gratuitamente o exame de rastreio da mama, importantíssimo na prevenção de cancro e outras doenças. A iniciativa faz parte do programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo muito apropriadamente denominado 'Mulheres de Peito', que visa ampliar o atendimento à saúde das mulheres em todo o território Paulista.Os caminhões, identificados com o logótipo do programa, vão percorrer todo o território do estado, indo principalmente a cidades isoladas, ou onde o Serviço Único de Saúde, SUS, não oferece esse exame, ou ainda aquelas localidades onde exista uma demanda muito maior do que a capacidade de atendimento. 

A estimativa da secretaria é que ao todo os cinco caminhões realizem pelo menos 60 mil mamografias por ano, uma ajuda enorme na prevenção de doenças da mulher.Todas as mulheres das cidades visitadas que o desejem poderão fazer o exame. As que têm menos de 50 anos precisarão apenas de um pedido médico, passado por um profissional do sistema público ou particular de saúde, e as que têm acima dessa idade não precisarão de pedido algum, pois há um foco especial nessas mulheres, normalmente mais avessas a realizarem o exame. 

Os caminhões têm 15 metros de comprimento, 4,1 metros de altura e 4,9 metros de largura e estão equipados com sala de espera, casa de banho e consultórios, equipados com um mamógrafo, um equipamento de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressora, antena de satélite e computadores. 

Cada uma dessas clínicas sobre rodas terá uma equipa multidisciplinar formada por médicos, técnicos de radiologia, auxiliares de enfermagem e funcionários administrativos.

Os veículos ficarão parados nas cidades visitadas o tempo que for necessário para atenderem todas as mulheres que quiserem fazer o exame, e os profissionais de saúde desenvolverão paralelamente iniciativas para estimularem as habitantes locais a realizarem a mamografia. 

Bairros populosos e carentes da cidade de São Paulo e outras grandes cidades do estado também serão atendidos pelos caminhões, numa forma de diminuir as filas e o tempo de espera para a realização dos exames.As imagens das mamografias serão enviadas pelo sistema do caminhão para a Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, e o resultado é conhecido em 48 horas. 

Havendo alguma suspeita, a paciente em causa é chamada para realizar novos exames, nomeadamente biópsia, e, confirmando-se a existência de doença maligna, será encaminhada diretamente para uma unidade hospitalar adequada, tendo facilitados todos os trâmites burocráticos.
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 24/04/2024

Não aceite ser “Sócio cotista”!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp