Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 03/02/2015

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE: ENTENDA A DIFERENÇA


Muitos técnicos e tecnólogos são ludibriados e recebem o adicional de periculosidade ao invés de insalubridade, esta ação não prejudica apenas financeiramente os profissionais da radiologia, mas receber a periculosidade faz com que o trabalhador perca o direito já garantido de aposentadoria especial de 25 anos.

Os termos periculosidade e insalubridade são parecidos mas saiba a diferença:

INSALUBRIDADE:
Segundo a CLT, as atividades insalubres são as que possuem riscos biológicos, físicos e químicos existentes no ambiente de trabalho, agentes prejudiciais à saúde que podem causar doenças devido ao tempo de exposição, como a radiologia. O adicional de insalubridade dos profissionais das técnicas radiológicas está previsto na Lei 7.394/85, que ampara os técnicos e prevê o recebimento de 40% acima do salário base. É necessário ficar atento pois algumas empresas burlam a lei e não fazem o cálculo sobre o salário do trabalhador isto apenas prejudica a classe.

PERICULOSIDADE:
A periculosidade é prevista pela CLT e pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ela é o valor pago pelas empresas aos funcionários que ficam expostos as atividades perigosas e um risco imediato de vida.

Se você, profissional da radiologia, recebe a periculosidade e/ou um valor menor que o adicional de 40% de insalubridade, previsto em lei, não aceite calado DENUNCIE! Nossa diretoria está à disposição para receber toda e qualquer tipo de denuncia trabalhista, e caso necessário o departamento jurídico entrará com uma ação judicial, pois não negociamos o direito do trabalhador!
 
Veja um exemplo do cálculo correto de insalubridade:

HOSPITAL ALBERT EINSTEIN TENTA ENGANAR OS TÉCNICOS E PAGA PERICULOSIDADE:
 

 
Desde o início da nova gestão, o Sintaresp vem fiscalizando e combatendo empresas que pagam o adicional de periculosidade ao invés dos 40% de insalubridade. Estamos em uma grande luta com o Hospital Israelita Albert Einstein que vem sendo denunciado pelo Sintaresp desde setembro de 2013, mesmo sendo um hospital referência e nacionalmente conhecido realiza uma postura vergonhosa sem respeitar sequer os direitos de seus colaboradores da área da radiologia.

Reforçamos que não desistiremos desta luta enquanto não forem tomadas todas as providências para que os direitos da categoria sejam respeitados!


NÃO ABRIMOS MÃO DA INSALUBRIDADE!

CONTINUAREMOS NA LUTA PELA CATEGORIA!

APOIE O SINDICATO, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também