Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 29/10/2014

EXAME DE ULTRASSOM: MITOS E VERDADES


O exame ultrassonográfico com fins diagnósticos pode ser realizado em praticamente qualquer parte do corpo, porém alguns pacientes ainda possuem dúvidas sobre o procedimento.
  • Na ultrassonografia de abdome total não são avaliados todos os órgãos e estruturas abdominais - Devido ao trato intestinal ter sua avaliação prejudicada por conta da presença de gases em seu interior, infelizmente não é possível analisar todas as estruturas abdominais através do ultrassom.
  • Nem todos os ultrassons necessitam de preparo - Não são todos os exames que precisam de preparo específico, o protocolo de cada um é variável de acordo com cada hospital ou clínica.
  • A ultrassonografia mamária e a mamografia não avaliam as mesmas coisas - Em pacientes com mais de 40 anos, é necessária a realização dos dois métodos, pois ambos se complementam nessa faixa etária. A partir dessa idade, a mama apresenta-se com maior quantidade de gordura, para avaliação de microcalcificações, que não são vistas na ultrassonografia. Já o estudo ecográfico é prescrito para identificação de nódulos e sua diferenciação em místicos, císticos ou sólidos.
  • Diferenças entre ultrassonografia de abdome total e um exame da parede abdominal - No ultrassom do abdome total há ênfase na avaliação das estruturas intra-abdominais (fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, grandes vasos do retroperitônio, rins, bexiga e cavidade abdominal). Em relação ao exame da parede abdominal, o destaque estará na visualização da pele, subcutâneo e plano muscular, com isto podem ser pesquisados nódulos superficiais, cicatrizes cirúrgicas, espessura do panículo adiposo para pré-operatório de cirurgias estéticas, hérnias, inflamações/coleções.
  • Diferença entre o ultrassom pélvico e o transvaginal - No pélvico, a via é abdominal, necessitando de repleção vesical adequada para visualização do útero e dos ovários. Já no transvaginal, o exame é realizado com bexiga vazia, colocando-se o transdutor pela vagina para avaliação das mesmas estruturas. Quando possível, o mais indicado é o exame transvaginal, pois ele permite melhor visualização das estruturas pélvicas, já que o transdutor encontra-se mais próximo dos órgãos a serem analisados.
  • Alguns exames necessitam que a bexiga esteja cheia para sua realização - Os exames ultrassonográficos do abdome total, aparelho urinário, próstata via abdominal e pélvico são realizados com a bexiga cheia. A orientação da repleção vesical é necessária para avaliação do interior da bexiga e de suas paredes, além do afastamento das alças intestinais, com apropriada visualização dos órgãos pélvicos.
  • Nem todas as doenças são diagnosticadas por meio do ultrassom - Assim como todos os demais métodos de exames por imagens, a ultrassonografia tem suas indicações. Os exames que mais se beneficiam com este tipo de diagnóstico são os da tireoide, obstétrico e vesícula biliar.
 
Fonte: iBahia/Saúde
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp