Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 01/08/2014

ARCO CIRÚRGICO: QUEM PODE MANUSEAR ESSE EQUIPAMENTO?


Recebemos algumas denúncias que os enfermeiros estão operando o equipamento de arco cirúrgico sem nenhuma proteção radiológica. Infelizmente esses profissionais estão correndo risco de saúde, afinal esse tipo de equipamento só deve ser manuseado por um profissional da radiologia devidamente protegido.
 
O Sintaresp aumentou a fiscalização para evitar que esse tipo de falha continue acontecendo nos hospitais.
 
Entenda o que é arco cirúrgico:
 
O arco cirúrgico é um equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais. 

São normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos entre outros procedimentos. 

Para apresentar a imagem, gerada pelos raios-X, em tempo real em um monitor é utilizado um intensificador de imagem que consiste em um tubo de vidro em vácuo, que contem uma tela fluoroscópica que converte os raios-X em luz visível e sobre esta tela fica uma segunda tela que converte os fótons em elétrons pelo principio de fotoeletrIcidade.
 
As acelerações destes elétrons em uma tela ativada por prata convertem os padrões elétrons em luz. Nos tempos modernos ocorre a geração digital destas imagens. 
 
Muitos avanços tecnológicos na medicina ajudaram a tornar os procedimentos menos invasivos e mais confortáveis para os pacientes. Esse avanço e permite que médicos e pacientes vejam os resultados em menor tempo.
 
Design
"Arco cirúrgico" é o nome dado a máquinas de raio-X especializadas, devido ao seu formato arqueado, semicircular. Esse equipamento usa raios-X para formar imagens, mas é projetado para trabalhar com menores valores de exposição.
 
Vantagens
Os aparelhos de raios-X em arco cirúrgico utilizam intensificadores que ampliam suas leituras. Isso permite que quantidades menores de raios-X sejam utilizadas e resulta em menor exposição à radiação para o paciente e para os profissionais.
 
Aplicações
Essas máquinas são geralmente menores do que as unidades tradicionais e podem ser usadas ??em espaços mais reduzidos. Essa vantagem de tamanho também permite aplicações como em salas móveis de rastreamento médico.
 
Capacidades
Esse equipamento pode assumir diferentes configurações, dependendo de sua aplicação. Isso significa que a exposição de raios-X pode ser ajustada e resulta em níveis de radiação mais baixos.
 
Conforto
Por ser pequenas e ajustáveis, as unidades de arco cirúrgico oferecem maior conforto ao paciente em relação aos modelos tradicionais. Sua capacidade de invasão mínima também permite o diagnóstico e tratamento dos doentes mais precocemente.
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp