Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 23/07/2014

A HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA


A tomografia computadorizada foi criada a partir de vários processos e evoluções iniciadas aos anos 1961 pelo médico neurologista norte-americano William Henry Oldendorf (1925-1992) que realizou as primeiras experiências com imagens computadorizadas, porém o método não foi executado por falta e um suporte matemático teórico.

Allan MacLeod Cormack (1924-1998), físico sul-africano naturalizado norte-americano nos entre 1963 e 1964 constitui o método matemático necessário para refazer imagens. A partir dos princípios de Oldenford e Cormarck, Sir Godfrey Newbold Hounsfield (1919-2004) aperfeiçoou os conhecimentos e desenvolveu uma forma de reconstruir imagens a partir dos raios X por meio da tomografia axial computadorizada.

A primeira máquina foi criada com raios gama de fonte amerício, computador com programação para reprodução biodimensional e detectores de cristal de iodeto de sódio, a imagem demorava em torno de nove dias para ficar pronta pela baixa intensidade da fonte de irradiação. 

Na segunda tentativa, Sir Godfrey Newbold Hounsfield usou tubos de raio X comercial para adquirir a imagem de uma parte do cérebro de um cadáver que continha um tumor introduzido dentro de um plástico. A imagem mostrou de forma nítida a imagem do tumor dentro do crânio.

O primeiro tomógrafo computadorizado do mundo foi utilizado em Atkinson-Morley's Hospital, em Wimbledon, Londres (Reino Unido). No Brasil o primeiro tomógrafo computadorizado foi instalado no Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. A primeira avaliação realizada de tomografia computadorizada foi em uma mulher de 41 anos com um tumor do lobo frontal esquerdo no dia 1° de outubro de 1971.
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp