Com a chegada do Outubro Rosa, mês que conscientiza as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, um vídeo passou a circular nas redes sociais e no WhatsApp com informações falsas sobre casos de câncer de tireoide.
No vídeo, a jornalista Fabiane Vasconcellos afirma que, segundo Drauzio Varella, os casos de câncer de tireoide em mulheres estariam aumentando por causa da realização de mamografias. A jornalista, também, chegou a criticar os profissionais da Radiologia por não oferecerem aos pacientes protetores de chumbo para a garganta.
O médico, Drauzio Varella, se pronunciou sobre caso e desmentiu o boato que liga a mamografia ao câncer de tireoide. “É um desserviço às mulheres”, afirmou e, também, declarou que acionará a Justiça contra a jornalista.
Diante dessas falsas informações, o SINTTARESP reforça a importância da realização da mamografia, para a detecção precoce da doença e informa que o câncer de tireoide não está relacionado com a realização do exame.
O Sindicato tomará as medidas legais cabíveis sobre este caso. Não podemos deixar pessoas sem formação na área da saúde espalharem boatos que denigram a profissão dos Tecnólogos e Técnicos em Radiologia. Precisamos dar um basta na desinformação!
Assessoria de Imprensa - SINTTARESP