Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 31/07/2024

SPX e Fundação ABC serão alvo de denúncias novamente!

SPX e Fundação ABC serão alvo de denúncias novamente!
Chegou ao conhecimento do SINTTARESP uma situação degradante nessas empresas que recorrentemente têm dado condições péssimas de trabalho aos profissionais de radiologia.

Apresentaremos uma denúncia muito forte ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo, denunciando o descaso com os profissionais do departamento de radiologia.

NOVAMENTE AS EMPRESAS DA VEZ SÃO A SPX SERVIÇOS DE IMAGEM LTDA E A FUNDAÇÃO ABC QUE ESTÃO NO CENTRO DAS ACUSAÇÕES POR FAZER OS PROFISSIONAIS DE RADIOLOGIA TRABALHAREM EM TURNOS DE 12 HORAS, SOB UM TERRÍVEL ODOR DE TINTA!

É absurdo que vemos uma falta clara de consideração com os profissionais e com os pacientes, mas parece que Carmela Luchetta não se importa em nada com a qualidade do serviço da empresa que administra!

A NEGLIGÊNCIA RELATADA RESULTA EM SÉRIOS IMPACTOS À SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES E PACIENTES!

Muitas tintas convencionais contêm Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), como benzeno, formaldeído e tolueno, liberados no ar durante o processo de secagem da tinta. Esses elementos químicos podem causar irritação nas vias respiratórias, dores de cabeça, tonturas e até mesmo problemas mais graves.

ESSES PROBLEMAS FORAM RELATADOS POR PROFISSIONAIS E ATÉ MESMO PACIENTES, DEMONSTRANDO UM COMPLETO DESCASO!

Pedido do Sindicato
Diante da gravidade das irregularidades, o SINTTARESP solicita:
  • Fiscalização Imediata: Inspeção minuciosa no departamento de radiologia para verificar as condições relatadas e aplicar as sanções cabíveis
  • Melhoria das Condições de Higiene: Implementação de medidas para garantir a limpeza diária e adequada do departamento.
  • Proteção dos Trabalhadores: Adoção de ações para assegurar a proteção dos trabalhadores contra riscos de problemas decorrentes da exposição a tinta.
Fundamentação Jurídica
A Constituição Federal e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelecem normas rigorosas para a segurança e a saúde no trabalho. A omissão em adotar medidas de segurança necessárias o direito ao meio-ambiente equilibrado está previsto na Constituição Federal em seu art. 225, que determina que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Portanto, tem o trabalhador o direito de ter assegurado o seu direito ao meio ambiente de trabalho sadio e equilibrado, sob pena de serem desrespeitados os direitos previstos nos arts. 6º e 225, da CF.
Sem embargo, veja-se o Enunciado 39, aprovado pela I JORNADA DE DIREITO DO TRABALHO:
“39. MEIO AMBIENTE DE TRABALHO. SAÚDE MENTAL. DEVER DO EMPREGADOR. É dever do empregador e do tomador dos serviços zelar por um ambiente de trabalho saudável, também do ponto de vista da saúde mental, coibindo práticas tendentes ou aptas a gerar danos de natureza moral, ou emocional aos seus trabalhadores, passiveis de indenização.”
Esta falta de zelo da SPX, conforme mencionado anteriormente, configura violação desses preceitos legais, sujeitando as empresas a sanções e responsabilidades.
O SINTTARESP também está à disposição para uma reunião com o Ministério Público do Trabalho, oferecendo esclarecimentos adicionais necessários para a completa elucidação dos fatos denunciados.

Confira as imagens, depoimentos e vídeos que mostram o absurdo feito na empresa SPX:


























































 

Carmela Luchetta, você seria atendida em um lugar assim?

O que uma escada e um balde de tinta faz numa sala de raio-x?

Por isso, reafirmamos a importância da luta sindical, não podemos ficar calados diante de situações absurdas como estas e vamos lutar para que os profissionais tenham condições melhores de trabalho, e se você passa por uma situação semelhante, não deixe de denunciar a nós.

SINTTARESP, A LUTA É PARA VALER NA DEFESA DO TRABALHADOR!
 
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira


Leia a denúncia completa em:






 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também