Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 25/07/2024

CONTER/CRTR não fiscaliza e profissionais de radiologia trabalham com equipamentos antigos

A função do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) e do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) é fiscalizar e atestar os equipamentos utilizados pelos profissionais da radiologia. Porém, parece que isso não está sendo feito.
Um estudo, conduzido pelo médico Andrew Rosenkrantz e sua equipe da NYU Langone Health, revelou que a radiologia foi responsável por 3,9% de todas as reclamações de negligência médica e 12,8% das reclamações de erros de diagnóstico.
Equipamentos de imagem mal calibrados e arcaicos podem prejudicar significativamente os resultados dos exames de pacientes. Esses problemas podem levar a diagnósticos imprecisos, atrasos no tratamento e até mesmo danos à saúde dos pacientes.
No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem aproximadamente 120 mil equipamentos médicos. Renato Dimenstein, físico especialista em diagnóstico por imagens, em entrevista ao portal Medicina S/A, explica que “a maioria (dos equipamentos) são de gerações obsoletas, o que pode comprometer a precisão dos diagnósticos por imagem”.
O QUE CONTER/CRTR ESTÁ FAZENDO SOBRE ISSO? O DESCASO COM OS EQUIPAMENTOS É GRITANTE E SOBRA PARA OS COLABORADORES QUE PRECISAM UTILIZAR EQUIPAMENTOS VELHOS.
Ainda segundo o portal Medicina S/A, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem regras rígidas de controle dos equipamentos de diagnóstico por imagem, mas muitos deles apresentam desempenho inadequado, prejudicando a qualidade dos resultados dos exames.
“A ausência de equipamentos adequadamente calibrados pode resultar em falhas no diagnóstico, levando a tratamentos inadequados e aumentando os custos tanto para o sistema de saúde público quanto para o privado”, alerta Renato.
OS TRABALHADORES SABEM CALIBRAR OS EQUIPAMENTOS, MAS POR SEREM OBSOLETOS ACABAM NÃO TENDO O DESEMPENHO IDEAL!! CONTINUAMOS NA LUTA PARA CONSEGUIR NOVOS APARELHOS, AFINAL QUEREMOS AS MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!!
Em 2017, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas recebeu certificação de nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O local agora dispõe de documentos detalhados para rotinas e procedimentos com intuito de evitar interpretações equivocadas.
CADE A FISCALIZAÇÃO DO CONTER/CRTR PARA TODOS OS INSTITUTOS E HOSPITAIS IREM ATRÁS DA CERTIFICAÇÃO?
Um dos métodos eficazes para evitar erros é submeter-se ao processo de acreditação da ONA. Isto é, estabelecer políticas e procedimentos apropriados para aquisição, rastreamento, manutenção, calibração, descarte e substituição de equipamentos.
Estamos ao lado dos trabalhadores buscando melhores condições de trabalho, seja de maquinários, benefícios e qualidade dos equipamentos. Queremos corrigir as injustiças e não vamos desistir de melhorar a situação!
SINTTARESP, A LUTA É PARA VALER NA DEFESA DO TRABALHADOR!
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 28/08/2024

VITÓRIA AOS TRABALHADORES

Vídeo

publicado em 28/08/2024

VITÓRIA AOS TRABALHADORES

Jornal do Sinttaresp