Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 31/10/2023

SPX É DENUNCIADA POR DESVIO E ACÚMULO DE FUNÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Entenda como funciona a prática e denuncie para o sindicato
A empresa SPX SERVIÇOS DE IMAGEM LTDA que presta serviços para a FUNDACAO DO ABC, está sendo denunciada ao MPT (Ministério Público do Trabalho) por obrigar seus empregados a realizarem acúmulo e desvio de função, fazendo funções de auxiliar de enfermagem e administrativo, ao mesmo tempo que desempenham suas atividades de técnicos e tecnólogos em Radiologia. 

Os trabalhadores em questão têm como obrigação a realização de exames (o que faz parte de seu contrato de trabalho), além de precisarem transitar pelo hospital para obter as fichas necessárias de atendimento, realizar a revelação do filme, alimentação do sistema interno e, depois de tudo encerrado, ter que levar as fichas de atendimento para o médico.

O desvio de função é quando um profissional faz uma atividade completamente distinta da qual foi contratado. Já o acúmulo de função é quando faz o seu labor padrão e outros que não são de sua competência. Ou seja, neste caso relatado, há claramente as duas irregularidades presentes.

Uma pessoa deveria ser responsável pelo transporte da documentação relacionada ao funcionamento diário de um hospital. O mesmo se aplica ao registro dos exames (e seus resultados) no sistema informatizado, sobrecarregando cada vez mais os funcionários com tarefas adicionais. Deveria haver um sistema integrado.

Isso tudo relatado só demonstra o quanto a empresa SPX está somente preocupada com seus lucros e quer gastar o mínimo possível na sua prestação de serviços, pois poderia muito bem contratar profissionais específicos para não haver acúmulo ou desvio de funções, otimizando o tempo de funcionários e pacientes, integrando todo o sistema.

Os lucros de empresas como a SPX aumentam, mas o salário do trabalhador (sobrecarregado) não aumenta proporcionalmente!

Para se ter ideia da gravidade da situação, os trabalhadores expostos a esta jornada de trabalho podem se mostrar dignos de receber uma indenização por dano existencial, que está ligado ao prejuízo causado à vida pessoal, afetando a vida familiar e social, por exemplo.

Se você, profissional da Radiologia, presencia ou vivencia isso em seu local de trabalho, denuncie no e-mail diretoria@sintaresp.com.br ou pelo WhatsApp (11) 98430-0202 com todas as documentações e provas possíveis, para que possamos tomar as medidas legais cabíveis.

A Fundação do ABC também é responsável por esta situação, já que deveria fiscalizar a organização do ambiente de trabalho, pois há obrigações contratuais a serem cumpridas. No entanto, há relatos de que os profissionais da Radiologia são cobrados de forma desproporcional e desrespeitosa, até mesmo por colegas de outros setores.

POSSÍVEL ASSÉDIO MORAL

Chega ao cúmulo do absurdo, por meio de relatos de trabalhadores, que a empresa venha adotando a prática autoritária e reiterada (sem direito de defesa) pelos seus supervisores e superiores de unidade, com gritos pelo telefone, ora verbalmente, ora advertência por escrito, com o tema "desídia" (preguiça, morosidade, negligência) e com ameaça de ser demitido por justa causa.

Levaremos ao conhecimento do Ministério Público e do Judiciário.

SINTTARESP, A LUTA É PRA VALER EM DEFESA DO TRABALHADOR E DA RADIOLOGIA!

Secretário de Comunicação
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp