A cintilografia faz partes dos mais diversos exames de imagem e, por sua vez, tem inúmeras variações.
O QUE É CINTILOGRAFIA?
É um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza doses pequenas e seguramente controladas de substâncias radiofármacos radioativos (como o Flúor 18, Xénon 133, Tecnécio 99, Iodo 123, Tálio 201, Iodo 131, Gálio 67 e o Cripton 81) de forma intravenosa ou oral para o diagnóstico que permite estudar a fisiologia de muitos órgãos.
Tem esse nome por conta da palavra cintilação, que significa algo brilhante, luminoso, tal como o próprio exame revela. A palavra tem origem do latim, scintila, que significa faísca.
Embora tenha grande precisão no diagnóstico, o ponto negativo é a ingestão de radiofármacos. Bem como um alto custo do equipamento e dos exames.
O preparo para a realização do exame é dos mais variados. Alguns dependem de jejum, outros não. E outros exigem o jejum somente de alimentos gordurosos e bebida alcoólica. O exame é feito através da gama-câmara.
COMO E QUANDO SURGIU?
Em 1951 Benedict Cassen inventou o mapeador linear e ficou conhecido como "pai da imagem na medicina nuclear". Já em 1957, Hal Anger ficou conhecido como o "pai da câmara de cintilação", ou da "câmara gama" pois criou um equipamento que realizava imagens de distribuição de substâncias metabolizadas pelo corpo. A partir das décadas seguintes os mais variados exames de diagnóstico por imagem evoluíram de forma exponencial.
QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE CINTILOGRAFIA?
- Cintilografia do Miocárdio
- Cintilografia Óssea
- Cintilografia Renal Dinâmica
- Cintilografia Renal Estática
- Cintilografia de Tireóide
- Cintilografia de Paratireóide
- Cintilografia Para Pesquisa de Refluxo Gastro-Esofágico
- Cintilografia Pulmonar
- Cintilografia Com MIBG
- Cintilografia das Vias Biliares
- Cintilografia Com Gálio
- Linfocintilografia
- Cisternocintilografia
- Cintilografia de Perfusão Cerebral
PARA QUE SERVE?
Em suma, a cintilografia é importante na detecção de demências, epilepsias, mal de Parkinson, doenças vasculares, desenvolvimento de tumores, distúrbios renais, entre outras doenças. Muitas das doenças diagnosticadas através da cintilografia podem ser detectadas antes mesmo do surgimento de sintomas.
SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira