Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 17/11/2022

CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA NO BRASIL

Estimativa de 65.850 novos casos no último ano
É cada vez mais imprescindível que o Novembro Azul consiga romper a barreira do tabu que é falar sobre a saúde masculina. Há a estimativa de que no último ano mais de 65 mil homens no Brasil tenham desenvolvido câncer na próstata.

Os fatores agravantes já são conhecidos e envolvem principalmente histórico familiar, idade e alimentação, mas há o aumento de casos de câncer de próstata em um público adulto jovem. Houve 5% de crescimento da doença em homens entre 20 a 49 anos, segundo estudo do Observatório Oncológico nos últimos anos. Somado à falta de investimentos na saúde nos últimos anos, sobretudo na ausência de campanhas pela saúde masculina.

Houve aumento nos casos entre homens mais jovens e a tendência é que isso siga os mais velhos também, entretanto, não se constata um crescimento na mortalidade pela doença. Os tratamentos ao longo dos anos ficam cada vez mais eficazes e há, principalmente, a importância na descoberta no estágio inicial, aumentando as chances de cura em 90%.

Os homens são mais difíceis em procurar qualquer tipo de ajuda médica historicamente, por conta do machismo enraizado na sociedade, por isso campanhas como a do Novembro Azul são essenciais para reverter este quadro incômodo. Tratar-se e procurar prevenir doenças tendo um estilo de vida mais saudável e fazendo consultas de rotina são fundamentais para se viver mais, e melhor. Não à toa a expectativa e vida das mulheres em todo o mundo é maior que a dos homens.

O Brasil registrou 44 mortes por dia em 2021 em decorrência do câncer de próstata, necessitamos diminuir estas estatísticas quebrando os preconceitos, havendo mais campanhas de conscientização realizadas pelos governos. 

Alguns dos sintomas mais recorrentes da doença são:

- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Sangue na urina
- Aumento da próstata
- Sangue nas fezes

Lembrando sempre que, quanto antes houver o diagnóstico, maiores as chances de sucesso no combate ao câncer de próstata!

CUIDE-SE!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira  
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp