Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 04/11/2022

NOVEMBRO AZUL: A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CUIDADO MASCULINO

Mês de prevenção e combate ao câncer de próstata
Em novembro, no mundo todo, há campanhas de conscientização sobre o combate ao câncer de próstata, que acomete somente homens, pois mulheres não possuem esta glândula. 

Para se ter ideia da importância do mês temático e de sua mensagem, o câncer na próstata no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

No sentido de detectar o câncer de próstata são feitos exames de sangue primeiramente. Se houver alguma alteração é feito ultrassonografia, indicada para visualizar a próstata em caso de valores altos de PSA (antígeno prostático específico). E se for constatada de fato alguma alteração é realizado o exame do toque retal.

O procedimento é essencial em homens a partir dos 50 anos. Se houver fator de risco, como obesidade, recomenda-se realizar os exames a partir dos 45, e, em caso de incidência na família, a partir dos 40.

Os profissionais da radiologia são essenciais no tratamento do câncer de próstata. Os dois tipos de terapia utilizados no enfrentamento da doença são a radioterapia externa, que tem foco na fonte de radiação externa, e a braquiterapia, muito utilizada no estágio inicial, e utiliza de pequenas sementes radioativas colocadas diretamente na próstata.

No entanto, para a prevenção da doença, também existe a biópsia da próstata, quando são retirados pedaços muito pequenos do local para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Assim como ocorre com o câncer de mama, ter um diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de cura no tratamento.

Alguns dos sintomas mais recorrentes da doença são:

- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Sangue na urina
- Aumento da próstata
- Sangue nas fezes

Lembrando sempre que, quanto antes houver o diagnóstico, maiores as chances de sucesso no combate ao câncer de próstata!

PREVINA-SE!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp