Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 28/10/2022

BOLSONARO E GUEDES DESMENTEM, MAS CONGELARÃO SALÁRIO MÍNIMO

Valor de R$ 1.302 significa reajuste abaixo da inflação pelo quarto ano seguido
Como já noticiado pelo SINTTARESP, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro cortou verbas do combate ao câncer, da educação e silencia para o gasto bilionário com o orçamento secreto, o qual apoiou e agora desmente.

Já não bastasse tanta perversidade, agora a ideia é congelar os salários mínimos e aposentadorias, ao ponto que, independentemente da inflação do país (que tem sido MUITO ALTA nos últimos anos) o salário continue o mesmo e não se atualize para o novo índice inflacionário anualmente, como noticiado pela Folha de S. Paulo (https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/10/plano-de-guedes-preve-salario-minimo-e-aposentadoria-sem-correcao-pela-inflacao-passada.shtml).

Bolsonaro e Paulo Guedes desmentiram sobre o congelamento do salário mínimo e aposentadoria, mas na prática isso já está ocorrendo. Antes de 2017, o salário mínimo era reajustado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e no PIB (Produto Interno Bruto), e hoje é levado em conta somente o INPC. 

A ideia é desindexar (desvincular) o salário mínimo à variação de preços da cesta básica e itens essenciais de consumo (inflação).

A possível nova vinculação será cada vez mais a partir da meta de inflação, que é colocada com três anos de antecedência. Apesar de desmentir sobre o congelamento e antecipar valor de R$ 1.302 para o salário mínimo, Guedes já disse que pretende desvinculá-lo da inflação, e só espera uma vitória eleitoral de Bolsonaro para referendar a ideia.

Você, trabalhador, quer "pagar para ver"? Bolsonaro não é o lado que defende o trabalhador.

Bastam pesquisas simples na internet colocando termos como "Bolsonaro corta verba", "Bolsonaro reduz investimento", "Governo retira direitos" para refletir se tudo isso deve ser validado e legitimado nas urnas por conta de uma suposta defesa da família (muitas ficarão na miséria), do combate à corrupção (menos comprar imóveis com dinheiro em espécie, incompatível com a renda) e de fantasias usadas como cortina de fumaça para destruição de direitos básicos.

Essa perversidade nos deixará muito próximos à escravidão moderna. O INPC é o índice utilizado pelo SINTTARESP para fechar Convenções e Acordos Coletivos, e deixar de utilizá-lo em detrimento de uma suposição sobre a inflação (meta de inflação) é DIMINUIR O SALÁRIO MÍNIMO dos brasileiros.

Fazer compras melhorou ou piorou nos últimos anos? Reflita!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp