A radioterapia é uma especialidade que foca no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante. É um tratamento muito usado em crianças que são diagnosticadas com câncer. O tratamento pode ser usado em conjunto com a quimioterapia.
A utilização da radioterapia em crianças deve ser cuidadosa, uma vez que estas ainda estão em fase de crescimento e desenvolvimento dos órgãos, ocasionando por vezes maiores efeitos colaterais.
Em meio a esta batalha contra o câncer infantil, entretanto, há uma tendência na humanização do processo que ganhou muito espaço e surte muitos efeitos positivos nos pacientes.
No processo de radioterapia é necessário cobrir o rosto, protegendo-o da radiação ionizante, e a utilização de máscaras de super-heróis tem ganhado cada vez mais adeptos do método, que torna o processo mais confortável e lúdico.
As máscaras de super-heróis são feitas sob medida para cada criança. São usados materiais termoplásticos que se aquecem e se moldam no rosto dos pacientes a fim de ficar posicionado corretamente para a devida proteção.
Por conta das dificuldades que todo tratamento contra o câncer exige, a utilização dos super-heróis faz com que as crianças se sintam mais à vontade e mais fortes durante a luta contra o câncer, se inspirando nos seus personagens prediletos dos quadrinhos, desenhos animados e filmes.
Não só faz parte do trabalho e do dever do profissional da radiologia executar a sua função técnica, mas também, tranquilizar os pacientes e garantir que qualquer procedimento na obtenção do diagnóstico por imagem e tratamento seja o mais cômodo e menos doloroso possível.
SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira