Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 07/10/2022

OUTUBRO ROSA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Doença pode levar à mastectomia e à morte
Cada ano mais em evidência, o Outubro Rosa, mês de prevenção e de combate ao Câncer de Mama, tem mudado a mentalidade das mulheres com relação à importância no descobrimento do diagnóstico.

Assim como todo câncer, a detecção do câncer de mama no seu estágio inicial aumenta as chances de êxito no tratamento.

De acordo com dados de 2022 do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente. A doença também acomete homens, embora em menor escala.

É recomendado fazer mamografia a partir de 40 anos, ou 35 em caso de histórico familiar. As mulheres com mais de 50 anos devem ter os cuidados redobrados. Além da doença provocar óbitos, deixa muitas mulheres sem as mamas, procedimento chamado de mastectomia. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em alerta de 2018, a demora no diagnóstico de câncer leva à mastectomia em 70% dos casos.

A diretora do SINTTARESP, Cristina Pequeno, Tecnóloga em Radiologia, trabalha há mais de 10 anos realizando exames de mamografia e deixa alertas importantes:

"A mamografia consegue trazer um diagnóstico precoce. Se demorar a diagnosticar, demora o tratamento. Em casos de descobrimento do câncer bem pequenininho, às vezes com uma biópsia consegue retirar, e fazer radio ou quimioterapia, se necessário. Isso preserva a mama."

Outro ponto importante diz respeito à importância dos profissionais da radiologia no processo:

"Nós da radiologia somos os olhos da medicina. O médico faz o laudo, mas quem tem contato com a paciente somos nós. As vezes a paciente fala que tem uma verruga e na mamografia aparece uma imagem sugestiva. Aí encaminhamos para o médico, que consegue antecipar o laudo."

E não menos importante, Cristina Pequeno conclui que:

"É importante fazer o autoexame para se conhecer. Conhecer o próprio corpo." "A mamografia não dói! O que dói é o tratamento do câncer." 

O SINTTARESP enfatiza que os profissionais mais habilitados para a realização de mamografias são os técnicos e tecnólogos em radiologia. E alertamos a todas as mulheres sobre a importância de manter os exames periódicos em dia e de conhecer o próprio corpo.



Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 26/04/2024

Atenção trabalhadores de radiologia!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp