O SINTTARESP, por intermédio da subsede de Campinas, representada pelos diretores Marcio Martins dos Anjos e Sergio Sebastião Calazans, se reuniu (em 14 de julho) com a vereadora de Sorocaba Iara Bernardes (PT) para
formalizar a denúncia sobre a quarteirização da unidade de radiologia médica da UPH Zona Norte de Sorocaba e UPH Jardim Laranjeiras.
Os profissionais estão trabalhando sob o regime de Microempreendedor Individual (MEI), o que tira os direitos celetistas dos trabalhadores, como aposentadoria por tempo de trabalho, afastamento por doença e limite de horas semanais trabalhadas; além de tópicos da Convenção Coletiva, como piso salarial e adicional noturno.
A parlamentar, e também coordenadora do Núcleo de Saúde de Sorocaba, ainda se colocou à disposição do SINTTARESP e da categoria e se comprometeu a abrir denúncias no TCU (Tribunal de Contas da União) e levar ao Ministério Público a abertura de processo. Isso mostra a extrema
importância de termos na política pessoas que defendam os direitos trabalhistas e a classe trabalhadora em todos os níveis legislativos e executivos.
A empresa notificada [notificação disponível ao final do texto] pelo SINTTARESP é a
QR Prestação de Serviços de Radiologa Ltda, pois esta aderiu ao regime de contratação CLT e após seis meses demitiu os profissionais e os recontratou como MEIs. E após o silêncio da empresa e da secretaria de saúde do município, o Sindicato notificou a Câmara Municipal de Sorocaba.
Agradecemos a atenciosidade da vereadora Iara Bernardes e ressaltamos que fiscalizaremos atentamente a situação da profissão em Sorocaba e região com relação a possíveis não cumprimentos de Convenção Coletiva de Trabalho e violação de leis trabalhistas.
SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira